O objetivo do presente trabalho é apresentar como algumas teses de Kierkegaard foram apropriadas pelo discurso da Teologia da Libertação no contexto brasileiro. Para tanto centralizaremos nossa avaliação em algumas pequenas porções de uma obra do pensador dinamarquês: As Obras do amor de 1847. Ali o tema do cuidado ao próximo e da alteridade é o ponto principal da reflexão. Assim, o discurso da Teologia da Libertação se apropria do tema do amor ao próximo e o compreende como amor não apenas ao próximo, mas o identifica como amor ao pobre e ao excluído socialmente, tema central de tal reflexão teológica em contexto brasileiro e latino-americano. Assim, a despeito do pensamento do autor dinamarquês aparentar um existencialismo de caráter eurocêntrico e alheio aos problemas latino-americanos, observamos aqui uma reapropriação e ressignificação de suas teses, o que parece bastante promissor. Desse modo, nosso intuito é aqui nos apropriarmos de algumas teses kierkegaardianas e captá-las no discurso dos teólogos da libertação latino-americanos e brasileiros, situando-as num contexto de multiculturalismo e seus desafios.
The objective of the present work is to present how some theses of Kierkegaard were appropriated by the discourse of Liberation Theology in the Latin American and Brazilian context. In order to do so, we will centralize our evaluation on some small portions of a work by the Danish thinker: The Works of Love of 1847. There, the theme of caring for neighbor and alterity is the main point of reflection. Thus, Liberation Theology discourse appropriates the theme of love of neighbor and understands it as love not only to the neighbor, but identifies it as love for the poor and the socially excluded, the central theme of such a theological reflection in the Brazilian and Latin-American. Thus, even if the thought of the Danish author appears to be an existentialism of Eurocentric character, extraneous to the Latin American problems, we observe here a reappropriation and resignification of his theses, which seems quite promising. Thus, our intention here is to appropriate some Kierkegaardian theses and capture them in the discourse of Latin American and Brazilian Liberation theologians, situating them in a context of multiculturalism and its challenges.