Este artigo analisa a bibliografia recente sobre cinefilia à luz do contexto contemporâneo, no qual o home-viewing e a internet mudaram as condições de exibição fÃlmica e de imersão do espectador. Examina ainda o amor aos cult movies, tidos comumente como filmes B que encontram no fanatismo do público as condições de seu sucesso e permanência. Se a cinefilia for definida menos como conceito histórico, ligada ao contexto francês dos anos 50, e mais como conceito semântico, relacionada ao amor ao cinema de modo geral, é possÃvel dizer que o amor aos cult movies se constitui como uma forma especÃfica de cinefilia, cujo fator de distinção é menos o caráter artÃstico dos produtos e mais sua condição marginal à indústria e ao mainstrean cinematográficos.
This paper intends to analyze the recent bibliography about cinephilia in the contemporary context – in which the homeviewing and the Internet have changed the exhibition filmic conditions and spectator immersion – and in relation to the love directed to the cult movies that are commonly considered as B films that find in the public fanaticism the conditions of their success. If the cinephilia is considered less as an historical concept, and so related to the 50’s in France, and more as a semantic one, thus connected to the love for movies in general, it is possible to say that the cult phenomenon is a specific form of cinephilia, whose distinction element is less the artistic character of the products and more their marginal condition in relation to the cinematographic industry.