Analisando a cultura escolar de instituições escolares “exemplares†de quatro cidades brasileiras
(Campos do Goytacazes/RJ, JundiaÃ/SP, Uberlândia/MG e Campo Grande/MS), de 1880 a
1970, concluiu-se que essas escolas foram produzidas como forma de completar o
desenvolvimento dessas cidades. Este artigo analisa como as caracterÃsticas arquitetônicas de
seus prédios expressam e situam historicamente os projetos de modernização e escolarização
dos grupos que nelas se percebiam como “eliteâ€. Com traços do movimento estético art nouveau
ou eclético, caixas retangulares, adornadas com motivos florais ou formas da arquitetura da
antiguidade, dominam o exterior dos edifÃcios do Liceu de Humanidades de Campos, da escola
Conde de ParnaÃba, em JundiaÃ, e do Colégio Estadual de Uberlândia, construÃdos entre o final
do século XIX e as primeiras décadas do século XX. A escola de Campo Grande, planejada
quando o movimento moderno, embora tardio, dominava a arquitetura brasileira, guarda seus
principais elementos: linhas retas e algumas importantes curvas – despojamento nos revestimentos
e adornos externos e espaço interno mais funcional. Escolhendo tendências arquitetônicas
dominantes em cada momento histórico, as cidades se afirmavam como modernas e preocupadas
com a escolarização.
Through the study of the school culture of “exemplar†schools in four Brazilian cities (Campos
de Goytacazes/RJ, JundiaÃ/SP, Uberlândia/MG and Campo Grande/MS) from 1880 to 1970,
it was possible to conclude that these schools were built as a way of fulfilling the development
of these cities. This paper analyses how the architectural characteristics of these buildings express
and place historically the projects of modernization and schooling of the groups which conceived
them as “eliteâ€. Traits of the aesthetic movement art noveau or eclectic, rectangular boxes, adorned
with floral motifs or antique architectural shape predominate in the external walls of Liceu de
Humanidades in Campos, the school Conde de ParnaÃba in Jundiaà and the Colégio Estadual de Uberlândia, which were built between the end of the 19th century and the first decades of the
20th century. The school in Campo Grande, planned when the modern movement, although
late, was predominant in the Brazilian architecture, keeps its main elements: straight lines and
some important curves, lack of linings and external adornment and more functional space
inside. Choosing the dominant architectural tendencies of each historical period, the cities
confirmed themselves as modern and committed with the schooling.