O artigo discute o olhar artÃstico na produção da fotografia de moda em dois
momentos especÃficos, um no século XX e outro no século XXI. Dois fotógrafos de
moda foram selecionados – Man Ray e David LaChapelle – e, baseado na sua
preocupação artÃstica no discurso fotográfico, duas de suas fotografias de moda foram
analisadas. O objetivo central do presente artigo é o de apresentar o olhar artÃstico no
trabalho de moda desses fotógrafos. Para esse propósito, a análise usou descrição pré-
iconográfica, análise iconográfica e interpretação iconológica (PANOFSKY, 1991), além
do levantamento de significantes plásticos e icônicos e da macroestrutura da imagem.
The paper discusses the artistic look in the production of fashion photography in
two specific moments, one in the XX century and the other in the XXI century. Two
fashion photographers were selected – Man Ray and David LaChapelle –, and, based
on their artistic concerns in the photographic discourse, two of their fashion
photographs were analyzed. The main aim of the present article is to present the
artistic perspective in the fashion work of these photographers. To this purpose, the
analysis used pre-iconographic description, iconographic analysis and iconological
interpretation (PANOFSKY, 1991), as well as a survey of the plastic and iconic
significants and of the image macrostructure.