Este artigo aborda os aspectos literários e de cultura de massa do livro infanto-juvenil A Grande Viagem (2006), de Mirna Pinsky, que retrata os desafios de Marcelo e Mercedes em meio às drogas e a falta de autoestima por meio de três vozes narrativas – portanto, linguagens diversas –, não linearidade e referências literárias e culturais. Com fundamentos teóricos de Borelli (1996), Ceccantini (2006, 2011), Eco (1985, 2001) e Lajolo (2002), os quais possibilitam reflexão sobre a literatura de entretenimento em relação à indústria cultural e o cânone, e a função do mediador de leitura, constata-se, assim, que a obra de Pinsky oferece ao leitor nova perspectiva quanto à realidade das personagens e o mundo que os cerca, e, embora inserida no circuito mercadológico, pode assumir natureza literária
The aim of this article is to address literary and mass culture aspects in children’s book A Grande Viagem (2006) by Mirna Pinsky, which depicts Marcelo and Mercedes’s challenges amid drugs and lowself-esteem by way of three narrative voices, nonline arity and literary and cultural references. By using theoretical basis of Borelli (1996), Ceccantini (2006, 2011), Eco (1985, 2001) and Lajolo (2002), who enable considerations regarding entertaining literature in relation o cultural industry and canon, and the function of the reading mediator, it is thus demonstrated that Pinsky’s work offers to the reader a new perspective on what concerns the characters’ reality and their social context, and, although inserted in a market circuit, may assume literary quality.