Arte e cultura, uma sinonímia imprópria

Opsis

Endereço:
AV. DR. LAMARTINE PINTO DE AVELAR 1120 Caixa Postal: 536
Catalão / GO
75704120
Site: http://www.revistas.ufg.br/index.php/opsis
Telefone: (64) 3441-5309
ISSN: 15193276
Editor Chefe: Teresinha Maria Duarte
Início Publicação: 30/04/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Arte e cultura, uma sinonímia imprópria

Ano: 2014 | Volume: 14 | Número: 2
Autores: G. A. C. Sant'Ana, S. M. Rocha
Autor Correspondente: G. A. C. Sant'Ana | [email protected]

Palavras-chave: Arte; cultura; mímesis; Comunicação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo nasceu da percepção de uma imprecisão conceitual comum em trabalhos sobre cinema, qual seja, a propagação de uma ambiguidade entre os termos arte e cultura. No entanto, em termos práticos, o significado atribuído a cada um destes termos parece estar associado a existência de matrizes implícitas que orientam entendimentos específicos acerca do objeto comunicativo – as matrizes artística e culturalista. Partindo das interpretações empreendidas por Paul Ricoeur e Robert Stam acerca da noção aristotélica de mímesis, este artigo procura efetuar uma limpeza do terreno conceitual ao precisar os significados que os termos arte e cultura assumem no interior das matrizes artística e culturalista.



Resumo Inglês:

This article arose from the perception of a common conceptual imprecision
in works about cinema, namely, the propagation of ambiguity among
the terms art and culture. However, in practical terms, the meaning of each of
these terms seems to be associated with the existence of implied matrices that
guide specific understandings of the communicative object – the artistic and
culturalist matrices. Starting from the interpretations undertaken by Paul Ricoeur
and Robert Stam about Aristotelian notion of mimesis, this article seeks to
make a cleaning conceptual terrain to clarify the meanings that the terms art and
culture take inside artistic and culturalist matrices.



Resumo Espanhol:

Este artículo surge de la percepción de una común imprecisión conceptual
en trabajos sobre cine, es decir, la propagación de la ambigüedad entre
los términos arte y cultura. Sin embargo, en términos prácticos, el significado de
cada uno de estos términos parece estar asociado con la existencia de matrices
implícitas que guían entendimientos específicos del objeto de comunicación - las
matrices artística y culturalista. Basándose en las interpretaciones realizadas por Paul Ricoeur y Robert Stam sobre la noción aristotélica de mímesis, este artículo
busca hacer una limpieza del terreno conceptual para clarificar el significado que
los términos arte y cultura tienen dentro de las matrices artísticas y culturalistas.