Arte e História: uma aproximação que perpassa a categoria “território” e a obra de Tarsila

Revista Sítio Novo

Endereço:
202 Sul, Avenida Joaquim Teotônio Segurado, ACSU-SE 20, Conjunto 1, Lote 8 - Reitoria do IFTO - Plano Diretor Sul
Palmas / TO
77020450
Site: http://sitionovo.ifto.edu.br
Telefone: (63) 3224-2214
ISSN: 2594-7036
Editor Chefe: Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Início Publicação: 19/10/2017
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Arte e História: uma aproximação que perpassa a categoria “território” e a obra de Tarsila

Ano: 2020 | Volume: 4 | Número: 4
Autores: Lislaine Sirsi Cansi
Autor Correspondente: Lislaine Sirsi Cansi | [email protected]

Palavras-chave: Arte. História. Iconografia. Tarsila do Amaral. Território.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

– O presente texto busca aproximar o campo da Arte e o campo da História, apontando para a análise iconográfica como possibilidade de pesquisa. Tal aproximação é proposta a partir da obra de uma artista consagrada na História da Arte, a artista Tarsila do Amaral, especificamente naquilo que concerne às questões de seu “território”. Objetiva-se pensar sobre o espaço da mulher na História da Arte, propriamente como uma mulher torna-se artista e o que ela tem a dizer com a sua obra. As obras escolhidas para esse artigo são A Negra (1923), Morro da favela (1924) e A Lua (1928), as quais representam três fases da produção pictórica da artista. Como fundamentação teórico-metodológica será realizada uma revisão bibliográfica acerca do conceito de “território”, questões do campo da História, leitura de imagem e sobre a biografia e obra de Tarsila. Ao fim, verificou-se que o acesso à educação e reproduções feitas por Tarsila despertaram o desejo de ser artista e que as três pinturas analisadas são permeadas pelo conceito de “território”.



Resumo Inglês:

This text seeks to bring closer the field of Art and the field of History, pointing to iconographic analysis as a possibility for research. Such an approach is proposed based on the work of a consecrated artist in the History of Art, the artist Tarsila do Amaral, specifically in what concerns the issues of her "territory". The objective is to think about the space of women in Art History, exactly how a woman becomes an artist and what she has to say with her work. The works chosen for this article are A Negra (1923), Morro da favela (1924) and A Lua (1928), which represent three phases of the artist's pictorial production. As a theoretical-methodological basis, a bibliographic review will be carried out on the concept of “territory”, questions from the field of History, image reading and on Tarsila's biography and work. In the end, it was found that access to education and reproductions made by Tarsila aroused the desire to be an artist and that the three paintings analyzed are permeated by the concept of "territory".