O artigo trata de um relato de experiência a partir da prática de formação de espectadores na periferia da cidade de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul. A atividade intuiu aproximar as produções artísticas universitárias, artistas de rua da cidade (malabaristas que trabalham no semáforo) e moradores da ocupação Vila Resistência, zona oeste da periferia santamariense. Vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, a prática teve sua metodologia pautada pela formação de espectadores a partir do pesquisador brasileiro Flávio Desgranges (2003, 2006, 2017). Tem-se nos escritos do pedagogo brasileiro Paulo Freire (1987, 2016) referência para tratar da pedagogia e do ato de assistir de modo ativo a eventos cênicos, estimulando a reflexão sobre a proposição de práticas em contextos de difícil acesso.
The article deals with an experience report based on the practice of spectatorship formation in the outskirts of the city of Santa Maria, Rio Grande do Sul. The activity sought to approx-imate university artistics productions, street artists (traffic light jugglers) and residents of the Vila Resistência occupation, west of the city outskirts. Related to the Universidade Federal de Santa Maria, the practice had its methodology guided by the spectatorship formation from the Brazilian researcher Flávio Desgranges. The article is grounded too in the writings of the Brazilian pedagogue Paulo Freire, stimulating reflection on the proposal of practices in contexts of hard access.