O presente artigo tem como objetivo mostrar que o suplemento pan-americano Pensamento da America (1941-1948) do jornal A Manhã (porta-voz do Estado Novo), no bojo do panamericanismo e da polÃtica da Boa Vizinhança do governo Roosevelt, apresentou poucos artigos sobre o campo artÃstico estadunidense e publicou algumas reproduções de obras de arte daquele paÃs do continente americano. As imagens reproduzidas no suplemento estão relacionadas ao regionalist movement (movimento regionalista), o que denota uma opção estética pelo realismo/naturalismo. Tal opção vai ao encontro da polÃtica da imagem do suplemento que primava por obras de arte costumbristas, portanto, distante dos movimentos artÃsticos e correntes de intelectuais em voga nos Estados Unidos e na América Latina, como o expressionismo abstrato, de Jackson Pollock ou, o muralismo mexicano. A nota dissonante estética foi a exposição da escultora brasileira Maria Martins, na Valentine Galery, em Nova York, ligada aos surrealistas e com esculturas que fugiam aos padrões de talhe clássico de Rodin, Maillol e Despiau.
This article aims to demonstrate that, the pan-american supplement “Pensamento da America†(1941-1948) enclosed in the newspaper “A Manhã (official voice of the “Estado Novoâ€), kepttheirfocuseither on the Pan Americanism or inthe Roosevelt administrationgood-neighbor policy. Consequently, they presented rare articleson the American artisticcontext, only publishing some artworks reproductions from United States of America. These reproduced images are related to the regionalist movement, which indicates an artistic option for realism/naturalism. This option convey to the image of this supplement, whichwas focused in thecostumbrist art,far fromthe artistic and intellectual movements in vogue in the United States and in Latin America, as the nonconcrete expressionism of Jackson Pollock or the Mexican muralist. The aesthetic surprise was the exhibition of the Brazilian sculptor Maria Martins, on Valentine Gallery in New York, which was connected to the surrealistsand created sculptures completely different from the classicalstandards of Rodin, Maillol and Despiau.