Este texto busca entrelaçar os temas de Cultura Visual, Artes Visuais e Gênero, com o objetivo de argumentar a favor de uma educação crítica das imagens, ampliando a compreensão das visualidades cotidianas. A presença feminina na cultura e nas artes visuais não tem merecido destaque, pois em toda história da arte ocidental, as mulheres não têm sido vistas como protagonistas dos fazeres artísticos. Assim, o conhecimento das artistas mulheres, em especial, pode favorecer uma nova apreensão das visualidades contemporâneas, buscando superar as desigualdades de gênero. Portanto, verifica-se a necessidade dos estudos sobre as pedagogias culturais, visando ampliar os entendimentos sobre os espaços e as maneiras como a cultura se torna visível e o visível se torna cultura.
This text seeks to interweave the themes of Visual Culture, Visual Arts and Gender, in order to argue for a critical education of images, broadening the understanding of everyday visuals. The feminine presence in culture and the visual arts has not deserved prominence, because in all history of Western art, women have not been seen as protagonists of artistic actions. Thus, the knowledge of women artists, in particular, may favor a new apprehension of contemporary visuals, seeking to overcome gender inequalities. Therefore, there is a need for studies on cultural pedagogies in order to broaden the understanding of the spaces and the ways in which culture becomes visible and the culture becomes visible.