A Arte no Espaço-Tempo: arqueologia da r.u.a - realidade urbana aumentada. Quando o encontro se transforma em um território artístico, coletivo e expandido

Revista GEMInIS

Endereço:
Rodovia Washington Luiz, s/n - Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (Sala 13, 2º andar CECH)Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH - Jardim Guanabara
São Carlos / SP
13565905
Site: http://www.revistageminis.ufscar.br/
Telefone: (16) 3306-6923
ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

A Arte no Espaço-Tempo: arqueologia da r.u.a - realidade urbana aumentada. Quando o encontro se transforma em um território artístico, coletivo e expandido

Ano: 2011 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: Hermes Renato Hildebrand, Lilian Amaral
Autor Correspondente: Hermes Renato Hildebrand, Lilian Amaral | [email protected]

Palavras-chave: Espaço, Tempo, Território, Interações Artísticas Urbanas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A presente discussão propõe analisar a arte no âmbito do “espaço-tempo” dando ênfase ao urbano e deslocando os objetos para o campo da estética. Transitar entre as interfaces, mediações, processos e fluxos parece ser um dos dilemas enfrentados pelas artes hoje. Através das dinâmicas sociais, das práticas criativas e produtivas e do uso dos meios digitais que convergem e hibridizam-se, a investigação em processo propõe identificar elementos como a ubiqüidade e a pervasividade que diante do espaço urbano e virtual, reconfiguram-se na perspectiva de novas cartografias do agora que incidem na constituição dos imaginários urbanos contemporâneos em constante mutação. Aqui objetivamos investigar os modos de fazer artísticos que se apropriam do “espaço-tempo” diante de um modelo participativo e compartilhado das redes, através dos processos de transformação dos territórios e de suas implicações políticas, sociais e tecnológicas no tecido urbano, tendo como eixos a criatividade social, a ação coletiva e as práticas artísticas contemporâneas.



Resumo Inglês:

This debate proposes an analysis of art in the context of “space-time”, emphasizing urbanness and relocating objects to the field of aesthetics. To move between interfaces, mediations, processess and flows seems to be one of the dilemmas faced by art nowadays. Through the use of social dynamics, creative and productive practices and digital media that converge and hybridise, this ongoing investigation aim to identify elements such as ubiquity and pervasiveness that, in face of urban and virtual spaces, reconfigure themselves in new mappings of the present time that focus on the formation of present-day urban ideals in constant mutation. Here we aim to investigate the artistic how-tos that take ownership of the “space-time” using a participative and shared model of networking through processes of transformation of territories and their social, political and technological implications on the urban fabric focusing on social creativity, collective actions, and contemporary artistic practices.



Resumo Espanhol:

A presente discussão propõe analisar a arte no âmbito do “espaço-tempo” dando ênfase ao urbano e deslocando os objetos para o campo da estética. Transitar entre as interfaces, mediações, processos e fluxos parece ser um dos dilemas enfrentados pelas artes hoje. Através das dinâmicas sociais, das práticas criativas e produtivas e do uso dos meios digitais que convergem e hibridizam-se, a investigação em processo propõe identificar elementos como a ubiqüidade e a pervasividade que diante do espaço urbano e virtual, reconfiguram-se na perspectiva de novas cartografias do agora que incidem na constituição dos imaginários urbanos contemporâneos em constante mutação. Aqui objetivamos investigar os modos de fazer artísticos que se apropriam do “espaço-tempo” diante de um modelo participativo e compartilhado das redes, através dos processos de transformação dos territórios e de suas implicações políticas, sociais e tecnológicas no tecido urbano, tendo como eixos a criatividade social, a ação coletiva e as práticas artísticas contemporâneas.