Arte pós-violência no Peru: as experiências do Colectivo Sociedad Civil e de Yuyachkani

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Arte pós-violência no Peru: as experiências do Colectivo Sociedad Civil e de Yuyachkani

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 26
Autores: Flávia Almeida Vieira Resende
Autor Correspondente: Flávia Almeida Vieira Resende | [email protected]

Palavras-chave: Conflito armado interno no Peru, arte e violência, performances políticas, teatro político

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo nos questionamos sobre a arte realizada em tempos de violência e pós-violência, no contexto do Peru no final do conflito armado interno (1980-2000). O que pode a obra de arte em contextos de violência extrema? O que podem esses contextos sobre as obras de arte? Pode a obra de arte resistir – e existir? Trabalhamos sobre as performances do Colectivo Sociedad Civil Lava la bandera (2000) e Pon la basura en la basura (2000), e o teatro do grupo Yuyachkani nas peças Adiós Ayacucho (1990), Antígona (2000) e Sin título – técnica mixta (2004). Nesse contexto, interessamnos as ideias de efetividade e papel da obra de arte, performance, ativismo político e arte e memória.



Resumo Inglês:

In this article, we question the art performed in times of violence and post-violence in Peruvian context at the end of the internal armed conflict (1980-2000). What can the work of art in extreme violence contexts express? What can these contexts on the artworks express? Can the artwork resist – and exist? We work on the performances of Colectivo Sociedad Civil, Lava la bandera (2000) and Pon la basura en la basura (2000), and on the Yuyachkani Theater in the plays Adiós Ayacucho (1990), Antigona (2000) and Sin título – técnica mixta (2004). In this context, we are interested in the ideas of effectiveness and the role of the artwork, performance and political activism and art and memory.