Discute as práticas de cura,
especificamente remédios e ervas,
utilizadas pelos cangaceiros do
Nordeste brasileiro, na virada do século
XIX para o XX. Na análise, recorre-se
aos pressupostos teórico-metodológicos
da nova história cultural e dos estudos
culturais, em diálogo com Michel de
Certeau e Stuart Hall, entre outros.
Problematiza o modo como os
cangaceiros recorriam, em seu
cotidiano, a mezinhas, chás, orações a
santos católicos, além de produtos da
farmacopeia regional, para alcançar a
cura e o bem-estar do corpo. Observa
como os espaços de cura são recriados e
os saberes populares, subjetivados na
geografia do cangaço.
This analysis of the remedies and herbs
used in healing practices by the
cangaceiros of Northeast Brazil in the late
nineteenth/early twentieth centuries applies
the theoretical and methodological
assumptions of new cultural history and
cultural studies in a dialogue that includes
Michel de Certeau, Stuart Hall, and others.
It problematizes how the cangaceiros relied
regularly on folk remedies like mezinhas,
teas, and prayers to Catholic saints, as well
as regional medicines, in healing the body
and re-establishing good health. Within the
geographical realm of the cangaço, healing
spaces were re-created and folk knowledge
was subjectivized.