A pesquisa desenvolveu-se no ano de 2011, no Grupo de Pesquisa Teoria e Prática do Design, na Linha de Pesquisa Design de Interiores, do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores da Faculdade Dom Bosco – Cascavel – Paraná. O tema foi a apresentação de relatos sobre as artes plásticas em Cuba, ilha do Caribe. O problema que a instigou foi: “qual a representação da sociedade cubana em suas artes plásticas?†A hipótese inicial foi que “cada perÃodo sócio-polÃtico possui uma configuração especÃfica, representado em suas artes plásticasâ€. Objetivou-se pesquisa inicial e complementar de referencial teórico; visita in loco; documentação de resultados. A metodologia classifica a pesquisa como aplicada, qualitativa, exploratória, utilizando a abordagem dialética na pesquisa bibliográfica e fenomenológica nas considerações e vivência local. O referencial teórico apresentou relatos bibliográficos e fotográficos da arte plástica e cultura cubana na linha do tempo: do perÃodo colonial; do Século XX incluindo: o art deco, a arte e a arquitetura da Revolução; da arquitetura hoteleira do Século XXI. Considera-se comprovado o pressuposto inicial de que cada perÃodo polÃtico-histórico: sejam pelas suas ideologias, condições sociais e/ou econômicas, geraram a arte plástica cubana correlata. Conclui-se, pelos resultados obtidos, que o caminho da arte cubana a partir da segunda década do Século XXI será o caminho da ideologia, da economia e dos valores culturais cubanos. Recomenda-se, pela riqueza do tema, pela falta de bibliografia na lÃngua portuguesa e pelos inúmeros desdobramentos possÃveis, que seja dada continuidade à pesquisa.
The research has been developed in 2011, on the research group of Design Theory and Practice, of the bachelor degree in Interior Design of Faculdade Dom Bosco, in Cascavel, Parana. The theme was the presentation of reports about the art in Cuba. The problem that instigated the research was: “what was the representation of the Cuban society in its art?†The initial hypothesis was that “every socio-political period has a specific configuration, represented in its artâ€. An initial research has been initiated, with in loco visitation and documentation of the results. The methodology classifies the research as applied, qualitative, exploratory, utilizing a dialectic approach on the bibliographic research and phenomenological on the considerations and local experience. Theoretical references presented bibliographical and photographic reports concerning the Cuban art and culture through time: from colonial period; 20th century including art dèco; art and architecture of the Revolution; the architecture of the hotels of the 21th century. It is considered the initial proposition that every political-historical period: for its ideologies, social and/or economic conditions, have generated its correlated Cuban art. It is concluded that, by the results obtained, the path that the Cuban art will track is that of ideology, economy and cultural values from Cuba. It is recommended, for the richness of the theme, by the lack of bibliography in Portuguese and by many other issues concerning the theme, that the research shall be continued in the future.