O presente texto aborda a relação entre as artes visuais e a linguagem do cinema na obra do artista plástico Hiedy de Assis Corrêa, mais conhecido como Hassis. Para tanto discute a representação do movimento em sua produção pictórica, a partir do conceito de montagem desenvolvido por Sergei Eisenstein. Enfatiza igualmente o prolongamento de suas pesquisas dentro de um contexto fÃlmico onde são exploradas novas modalidades de percepção que visam superar as convenções narrativas. Em favor da dinâmica da forma, são articuladas premissas tanto da produção artÃstica quanto do campo do audiovisual, aproximando seus filmes das experiências realizadas pelas vanguardas históricas e cinema underground.
This article discusses the relation between visual arts and cinema in the work of artist Hiedy de Assis Corrêa, better known as Hassis. For that, the representation of motion in his pictorial production, from the concept of montage developed by Sergei Eisenstein. It emphasizes in equal ways on the extension of their research within a filmic context where are exploited, through technical manners, new modes of perception that aims to overcome the narrative conventions. Electing the dynamics of shape, are articulated assumptions of artistic production and the area of audiovisual, bringing his films from experiences through the historical vanguards and underground cinema.