O objetivo deste artigo é reconhecer o crescente cruzamento entre arte, saúde e espiritualidade realizado por diferentes artistas do corpo em seus projetos artístico-pedagógicos, avaliando-se de que maneira tais vivências podem interferir na crise da sensibilidade enfrentada pelo corpo ocidental. Para tanto, são descritos alguns dos mecanismos de controle e exploração articulados pela somatopolítica neoliberal, apresentando-se o artista-educador como a figura apropriada para oferecer experiências capazes de expressar e transformar os novos modos compulsórios de sofrer. Conclui-se com uma revisão dos possíveis significados para a palavra cura, frequentemente utilizada nestes contextos.
The objective of this article is to acknowledge the growing intersection between art, health and spirituality that many body artists carry out in their artistic-pedagogical projects, assessing how such experiences can impact the crisis of sensitivity the western body faces. To this end, some of the control and exploration mechanisms that neoliberal somatopolitics articulate are described, presenting the artist-educator as the appropriate figure to offer experiences capable of expressing and transforming the new compulsory ways of suffering. It concludes with a review of the possible meanings for the word cure (or healing), often used in these contexts.
El objetivo de este artículo es reconocer la creciente intersección entre arte, salud y espiritualidad que llevan a cabo diferentes artistas del cuerpo en sus proyectos artístico-pedagógicos, evaluando cómo tales experiencias pueden interferir en la crisis de la sensibilidad que enfrenta el cuerpo occidental. Para ello, describiremos algunos de los mecanismos de control y explotación articulados por la somatopolítica neoliberal, presentando al artista-educadolor como la figura adecuada para ofrecer experiencias capaces de expresar y transformar las nuevas formas compulsivas del sufrimiento. Concluiremos con una revisión de los posibles significados de la palabra cura, que, a menudo, es utilizada en estos contextos.