Aspectos do divino em três narrativas de Hilda Hilst

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Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

Aspectos do divino em três narrativas de Hilda Hilst

Ano: 2018 | Volume: 14 | Número: 26
Autores: Leandro Soares da Silva
Autor Correspondente: L. S. da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Hilda Hilst, divino, literatura e sagrado

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, nos concentramos em três livros diferentes escritos por Hilda Hilst para analisar como eles interpretam uma ideia de Deus. Essa ideia baseia-se em quatro aspectos distintos: o conceito de mysterium tremendum et fascinans de Rudolph Otto; uma divindade silenciada diante das reivindicações humanas; o binômio corpo/alma como meio para experimentar Deus; e a interdependência entre deus e o humano. Apresentamos como as narrativas de Hilst exploram esses aspectos divinos para criar um discurso que é simultaneamente um apelo e pensamento sobre Deus, na mesma tradição de grandes místicos como Santa Teresa, Bataille ou Sor Juana de la Cruz. A esse respeito, os textos da autora expandem as percepções concebidas sobre Deus e a literatura para uma relação mais humana e erótica que não está ausente de contradições, geralmente blasfema segundo parâmetros tradicionais e cheia de questões que pertencem ao status de Deus como uma divindade onisciente e benevolente.



Resumo Inglês:

In this paper, we focus in three different books written by Hilda Hilst to analyze how they construe an idea of God. That idea is based on four distinct aspects, namely: Rudolph Otto‟s concept of mysterium tremendum et fascinans; a silenced godhead before human‟s claims; the binomial body/soul as a means to experience God; and the interdependence between god and man. We present how Hilst‟s narratives explores those divine aspects to create a discourse that is simultaneously a plea and a thought about God, in the same tradition of great mystics as Saint Therese, Bataille or Sor Juana de la Cruz. In this respect, the author‟s texts expands the conceived perceptions on God and literature to a more human and erotic relationship that is not absent of contradictions, usually blasphemous by traditional parameters and full of questions that pertain to God‟s status as an omniscient and benevolent divinity.