Aspectos formativos do PANOS – Palcos novos palavras novas: um olhar estrangeiro, inicial e tateante

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Aspectos formativos do PANOS – Palcos novos palavras novas: um olhar estrangeiro, inicial e tateante

Ano: 2023 | Volume: 3 | Número: 48
Autores: Heloise Baurich Vidor, Isabel Gonçalves Bezelga
Autor Correspondente: Heloise Baurich Vidor | [email protected]

Palavras-chave: pedagogia das artes cênicas, dramaturgia contemporânea em língua portuguesa, teatro juvenil, escola

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo são analisados aspectos formativos do projeto PANOS – Palcos novos palavras novas, desenvolvido pelo Teatro Nacional Dona Maria II de Lisboa/ Portugal, o qual estabelece cruzamentos entre teatro escolar e juvenil e novas dramaturgias. Com base na constatação de que o teatro juvenil é um campo a ser expandido e visibilizado nos estudos teatrais brasileiros e portugueses, refletiu-se sobre o trabalho com o texto escrito, o papel do(a) professor(a) encenador(a) na articulação da dramaturgia e da cena contemporânea e se preconizou um olhar expandido para o campo da Pedagogia das Artes Cênicas. A revisão teórica realizada, a leitura de dramaturgias do PANOS, as entrevistas e o acompanhamento in loco mostraram lacunas na investigação de cunho artístico e educacional voltadas para a juventude em Portugal; os desafios que um projeto como PANOS enfrenta e suscita e, principalmente, sua relevância para a ampliação das ações de ler, fazer, apreciar teatro e literatura dramática entre jovens.



Resumo Inglês:

The article analyzes formative aspects of the PANOS – Palcos novos palavras novas, developed by the National Theatre Dona Maria II in Lisbon, Portugal, which establishes intersections with school and youth theatre and new dramaturgies. Based on the finding that youth theatre is a field to be expanded and made visible within Brazilian and Portuguese theatrical studies, the authors reflect on working with written text, the role of the teacher-director in the articulation of contemporary dramaturgy and scene, and advocate for an expanded view of the field of Pedagogy of Theater Arts. A theoretical review carried out, readings of dramaturgy from the PANOS, interviews and observation in loco showed: gaps in artistic and educational investigations focused on youth in Portugal; challenges that a project like PANOS faces and raises; and, above all, its relevance for expanding the actions of reading, creating and appreciating theater and dramatic literature among youth.



Resumo Espanhol:

El artículo analiza aspectos formativos del proyecto PANOS – Palcos novos palavras novas, desarrollado por el Teatro Nacional Dona Maria II de Lisboa/Portugal, que establece intersecciones con el teatro escolar y juvenil y nuevas dramaturgias. Partiendo de la constatación de que el teatro juvenil es un campo para ser ampliado y visibilizado dentro de los estudios teatrales brasileños y portugueses, reflexionase sobre el trabajo con el texto escrito, el papel del profesor-director en la articulación de la dramaturgia y la escena contemporánea, y abogase por una mirada ampliada al campo de la Pedagogía de las Artes Escénicas. La realización de revisión teórica; lectura de dramaturgias del PANOS; entrevistas; investigación in loco mostraron brechas en la pesquisa artística y educativa dirigida a la juventud en Portugal; los desafíos que un proyecto como PANOS enfrenta y plantea; y señaló, principalmente, su relevancia para la expansión de las acciones de leer, hacer, apreciar el teatro y la literatura dramática entre jóvenes.