ASSISTENTES SOCIAIS EM EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19: ANÁLISES MULTIFACETADAS

SERVIÇO SOCIAL EM PERSPECTIVA

Endereço:
Avenida Rui Braga - Prédio 01 - Sala 202 - Vila Mauricéia
Montes Claros / MG
39401089
Site: http://www.periodicos.unimontes.br/sesoperspectiva/index
Telefone: (38) 3229-8455
ISSN: 25271849
Editor Chefe: DIEGO TABOSA DA SILVA
Início Publicação: 16/08/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Serviço social

ASSISTENTES SOCIAIS EM EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA POR COVID-19: ANÁLISES MULTIFACETADAS

Ano: 2021 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Bruna Cristina Faustino de Souza; Stella Aparecida Geraldo Lima; Ana Maria Santana de Alcântara; Cristhiene Montone Nunes Ramire
Autor Correspondente: Bruna Cristina Faustino de Souza | [email protected]

Palavras-chave: Covid-19, Serviço Social, Equipe Multiprofissional, Saúde e Desigualdade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo busca realizar uma reflexão sobre o novo coronavírus e as relações sociais de classe, gênero e raça/etnia, como subsídio para a análise do trabalho do (a) assistente social no atual contexto, especialmente no que concerne o diálogo com a equipe multiprofissional em uma unidade de urgência e emergência. Possui como metodologia o relato de experiência de residentes multiprofissionais em Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo, inseridas no campo de prática do Hospital São Paulo, organização com significante aparato de atendimento à vítimas do novo coronavírus. O cenário pandêmico alterou de maneira brutal o funcionamento da sociedade e dos serviços de saúde, acirrando as desigualdades sociais e evidenciando a relevância de um sistema de saúde universal, integral e equânime. A incorporação do conceito ampliado de saúde e o acesso à políticas sociais de qualidade destacam-se como elementos imprescindíveis para o enfrentamento de tal crise sanitária, que é resultante da crise estrutural do capitalismo.



Resumo Espanhol:

Este artículo busca reflexionar sobre el nuevo coronavirus y las relaciones sociales de clase, género y raza/etnia, como un subsidio para el análisis del trabajo de lo trabajador social en  el contexto actual, especialmente en lo que respecta al diálogo conel equipo multiprofesionales en una  unidad  de  urgencia  y  emergencia.  Su  metodología  es  el  informe  de  la  experiencia  de  los residentes multiprofesionales en Servicio Social de la Universidad Federal de São Paulo, insertados en el campo de práctica del Hospital São Paulo, una organización con un importante aparato de atención a las víctimas del nuevo coronavirus. El escenario pandémico ha alterado brutalmente el funcionamiento de la sociedad y los servicios de salud, agravando las desigualdades sociales y resaltando la relevancia de un sistema de salud universal, integral y equitativo. La incorporación del concepto ampliado de salud y el acceso a políticas sociales de calidad se destacan como elementos esenciales  para  enfrentar  esta  crisis  de  salud,  que  es  elresultado  de  la  crisis  estructural  del capitalismo.