Atividade antifúngica dos extratos de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charanthia sobre Fusarium sp.

Revista Eletrônica Científica da UERGS

Endereço:
Rua 7 de Setembro, 1156 - Centro
Porto Alegre / RS
90.010-191
Site: http://revista.uergs.edu.br/index.php/revuergs/
Telefone: (51) 3288-9006
ISSN: 24480479
Editor Chefe: Biane de Castro
Início Publicação: 30/11/2015
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Multidisciplinar

Atividade antifúngica dos extratos de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charanthia sobre Fusarium sp.

Ano: 2018 | Volume: 4 | Número: 5
Autores: Jeislane Camila Sampietro Klack de Brito, Osmar da Rocha Levandoski Junior, Vanessa Gomes da Silva, Amanda Keller Siqueira
Autor Correspondente: Jeislane Camila Sampietro Klack de BRITO | [email protected]

Palavras-chave: PANCs. Fitopatógenos. Sustentabilidade. Fungo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Diversos estudos são desenvolvidos com o objetivo de buscar novas tecnologias, como a utilização de plantas alimentícias não convencionais no controle de fitopatógenos. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito de extratos vegetais de Luffa cilyndrica, Xanthosoma sagittifolium e Momordica charantia, em diferentes concentrações, sobre o crescimento micelial do fungo Fusarium sp. O procedimento foi realizado a partir dos extratos obtidos da maceração de folhas secas e moídas, incorporados ao meio de cultivo Batata Dextrose Ágar (BDA), nas concentrações de 0, 5, 15, 25 e 50%. Subsequentemente, discos de papel-filtro contendo micélio de Fusarium sp. foram aplicados sobre o ágar e mantidos em estufa a 25 °C. Após 48 horas de incubação, as avaliações foram realizadas em intervalos de 24 horas, permanecendo por sete dias, ou até o momento em que o micélio de Fusarium sp. da placa controle (0%) alcançou os bordos da placa de Petri. O extrato de Xanthosoma sagittifolium a 50% e todas as concentrações do extrato de Momordica charantia, com exceção da 5%, tiveram ação inibitória ao crescimento micelial de Fusarium sp., podendo ser consideradas alternativas diferenciadas e promissoras no controle do fitopatógeno.