Atividade prática: Produção e aplicação de um jogo digital como ferramenta pedagógica para o ensino de Geologia

Terrae Didatica

Endereço:
Rua Sérgio Buarque de Holanda - 421 - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083-859
Site: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td
Telefone: (19) 3521-6729
ISSN: 1980-4407
Editor Chefe: Celso Dal Ré Carneiro
Início Publicação: 04/04/2005
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Geociências

Atividade prática: Produção e aplicação de um jogo digital como ferramenta pedagógica para o ensino de Geologia

Ano: 2020 | Volume: 16 | Número: Não se aplica
Autores: França, Luciana Freitas de Oliveira, Alcântara, Werica Karen de Souza, Silva, Anderson David Almeida da, Lima, Karollaine Fernandes de
Autor Correspondente: França, Luciana Freitas de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: Recursos didáticos, Questionários, Aprendizagem, Geografia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esta pesquisa descreve a experiência vivenciada por monitores da disciplina Geologia Geral com 23 alunos do primeiro período do curso de Geografia da Universidade de Pernambuco, campus Petrolina. O trabalho objetivou desenvolver e aplicar um jogo digital que contemplasse todo o conteúdo da disciplina, com a finalidade de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos discentes. O método de investigação desenvolvido foi descritivo explicativo, de caráter quantitativo e qualitativo. Um Quiz Geológico foi produzido a partir de plataforma gratuita, de baixa complexidade, permitindo maior motivação dos alunos no processo de aprendizagem. O ambiente lúdico e divertido possibilitou abordar conteúdos complexos e abstratos da Geologia. No entanto, apesar de ser considerada uma ferramenta positiva e desafiadora para uso em sala de aula, o recurso ainda é pouco utilizado por professores de diversas áreas do conhecimento.



Resumo Inglês:

This research brings the experience of the monitors in the discipline of General Geology with 23 students of the first period of the Geography course of the University of Pernambuco. This work sought to develop and apply a digital game that contemplates all the content of the subject, in order to facilitate the process of teaching and learning of students. The research method developed was explanatory descriptive, of quantitative and qualitative character. The Geological Quiz was produced based on a free platform, of low complexity, allowing a greater motivation of students in the learning process, through a playful and fun environment, where complex and abstract contents of Geology could be approached. However, although it is considered a positive and challenging tool for use in the classroom, it is still little used by teachers of various areas of knowledge.



Resumo Espanhol:

Esta investigación describe la experiencia vivida por los monitores en la disciplina de Geología General con 23 estudiantes del primer período del curso de Geografía en la Universidad de Pernambuco. El trabajo tuvo como objetivo desarrollar y aplicar un juego digital que contemple todo el contenido de la disciplina, a fin de facilitar el proceso de enseñanza y aprendizaje de los alumnos. La investigación desarrollada fue la explicativa descriptiva, cuantitativa y cualitativa. El Quiz geológico se produjo a partir de una plataforma gratuita, de baja complejidad, que permitió una mayor motivación de los estudiantes en el proceso de aprendizaje, a través de un método lúdico y divertido, donde era posible abordar contenidos complejos y abstractos de Geología. Sin embargo, a pesar de ser considerada una herramienta positiva y desafiante para ser utilizada en el aula, los docentes de diferentes áreas del conocimiento todavía la utilizan poco.