Este estudo é parte de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede - PROFLETRAS, intitulada “Atividades de retextualização a partir do gênero discursivo memórias: proposta de trabalho em uma escola da comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio”. Com a finalidade de registrar e revitalizar a identidade cultural da comunidade, propomos um trabalho com sequência didática – SD, aplicada em uma turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, localizada na comunidade remanescente quilombola de Furnas do Dionísio, no município de Jaraguari/MS, sendo o corpus de análise formado pelos textos produzidos e retextualizados pelos alunos a partir de relatos orais de idosos da comunidade. Ao considerarmos a língua como um conjunto de práticas sociais e cognitivas historicamente situadas, cuja nascente emerge na interação entre os sujeitos e tomando por base o contínuo da relação entre oralidade e escrita proposta por Marcuschi, procuramos explicitar como essas modalidades se complementam. E para a construção do conceito de gênero discursivo, tomamos por base as considerações sobre os estudos do pensador russo Bakhtin.
This study is part of a research of the Professional Master's Program in Network Letters - PROFLETRAS, entitled "Retextualization activities from the discursive gender memories: proposal for working in a school of the remaining quilombola community of Furnas de Dionísio." In order to register and revitalize the cultural identity of the community, we propose a work with a didactic sequence - SD, applied in a 9th grade class of the Zumbi dos Palmares State School, located in the remaining quilombola community of Furnas do Dionísio, in the municipality of Jaraguari / MS, with a corpus of analysis formed by texts produced and retextualized by students from oral reports of elderly community. Considering language as a set of historically situated social and cognitive practices, whose source emerges in the interaction between the subjects and based on the continuum of the relationship between orality and writing proposed by Marcuschi, we try to explain how these modalities complement each other. For the construction of the concept of discursive gender, we take as basis the considerations on the studies of the Russian thinker Bakhtin.