A presente proposta metodológica de criação coreodramatúrgicafundamentou-se em um uso crítico e negativo da imagem, tendo como disparadores a poética e os procedimentos utilizados pelo criador da dança Butô, Tatsumi Hijikata, e suas potenciais intersecções com o universo da filosofia da imagem, principalmente com as contribuições de pensadores como Didi-Huberman, Aby Warburg e Georges Bataille. Esta pesquisa teve início em um período de pós-doutoramento e gradualmente vem ganhando diferentes camadas materiais na medida em que seus procedimentos criativos vêm sendo atualizados em diversos contextos pedagógicos e artísticos. São apresentados aqui, portanto, alguns princípios de suas bases conceituais e relatadas experiências práticas de criação nas quais o Atlas Coreodramatúrgico (ACD) foi aplicado e complexificado nosúltimos anos, tanto em disciplinas de graduação e pós-graduação, como no processo de criação de um grupo universitário de pesquisa artística.
The present methodological proposal of choreodramaturgicalcreation was based on a critical and negative use of the image, having as triggers the poetics and the procedures used by the creator of the Butô dance, Tatsumi Hijikata, and its potential intersections with the universe of the philosophy of the image, mainly with the contributions of thinkers such as Didi-Huberman, Aby Warburg and Georges Bataille. This research began in a post-doctoral period and has gradually gained different material layers as its creative procedures have been updated in different pedagogical and artistic contexts. Therefore, some principles of its conceptual bases are presented here and practical creation experiences are reported in which the Coreodramaturgical Atlas (CDA) has been applied and made more complex in recent years, both inundergraduate and graduate disciplines, and in the process of creating a university artistic research group.
La presente propuesta metodológica de creación coreodramatúrgica se basó en un uso crítico y negativo de la imagen, teniendo como detonantes la poética y los procedimientos utilizados por el creador de la danza Butoh, Tatsumi Hijikata, y sus potenciales intersecciones con el universo de la filosofía de la imagen, principalmente con las aportaciones de pensadores como Didi-Huberman, Aby Warburg y Georges Bataille. Esta investigación se inició en un período posdoctoral y ha ido ganando diferentes capas materiales a medida que sus procedimientos creativos se han ido actualizando en diferentes contextos pedagógicos y artísticos. Por ello, aquí se presentan algunos principios de sus bases conceptuales y se relatan experiencias prácticas de creación en las que se aplicó y complejizó el Atlas Coreodramatúrgico (ACD) en los últimos años, tanto en las disciplinas de grado y posgrado, como en el proceso de creación de un grupo universitario de investigación artística.