Atritos e Respiros: à procura de uma possível voz não-binária

Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (REBEH)

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ISSN: 2595-3206
Editor Chefe: Bruna Andrade Irineu
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Atritos e Respiros: à procura de uma possível voz não-binária

Ano: 2019 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Bê Saboya de Albuquerque Smidt
Autor Correspondente: Bê Saboya de Albuquerque Smidt | [email protected]

Palavras-chave: Gêneros não-binários, Estudos de Gênero e Música, Voz

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo investiga diferentes formas de como a voz, em um contexto de criação artística, pode carregar consigo marcadores de performatividade de gênero. A partir dessa análise inicial, elaboro maneiras de construir uma voz não-binária, ou seja, que não se identifique dentro das categorias fixas de gênero tradicionalmente impostas (homem e mulher). Ao longo do caminho, exploro como a disforia de gênero pode ser um catalisador dessa criação, e como as tecnologias me ajudaram na construção desse novo corpo sonoro.



Resumo Inglês:

This article investigates different ways in which the voice, in an artistic creation context, can carry gender performance markers. From this initial analysis, I elaborate ways to build a non-binary voice, that is, one that does not identify itself within the fixed categories of gender traditionally imposed (man and woman). Along the way, I explore how gender dysphoria can be a catalyst for this creation, and how technologies have helped me in the construction of this new sound body.



Resumo Espanhol:

Este artículo investiga diferentes formas en que la voz, en un contexto de creación artística, puede llevar marcadores de rendimiento de género. A partir de este análisis inicial, elaboro formas de construir una voz no binaria, es decir, una que no se identifique dentro de las categorías fijas de género tradicionalmente impuestas (hombre y mujer). En el camino, exploro cómo la disforia de género puede ser un catalizador para esta creación, y cómo las tecnologías me han ayudado en la construcción de este nuevo cuerpo de sonido.