O trabalho indica o percurso teórico-metodológico que vem sendo feito para construir o conceito de imagem-duração. A partir da noção de imagicidade, sugere
a existência de uma tevê dentro da TV, e constrói conceitos instrumentais de análise do televisual: ethicidades, molduras, emolduramentos. Aplicados à análise da matéria televisual, eles desvelam procedimentos de ordem técnica e estética que instauram a memória e a discursividade da TV sobre mundos televisivos.
Tais procedimentos têm a articulá-los uma gramática virtual decorrente de uma incessante sobreposição de molduras (frames), de discreta recorrência enunciativa. Finalmente, o trabalho inscreve sincrônica e diacronicamente a imagem-duração na imagicidade eisensteiniana e na duração bergsoniana a partir de panoramas e da programação de TV.
This paper traces the theoretical and methodological process of construction of the concept of image-duration. Starting with the notion of imageness, it suggests the existence of a television inside television, and builds conceptual tools to analyze television programming: ethicities, frames and framings. When applied to the analyses of the programs, technical and aesthetic procedures are revealed that inaugurate the memory and discursiveness of TV over televisual worlds. These procedures are articulated by a virtual grammar which comes from an incessant overlapping of frames, of discrete enunciative recurrence. Finally, the paper inscribes synchronously and dychronously the image-duration of Einsenstein’s imageness and Bergson’s duration based on panoramas and television schedules.