Audiovisualidades e subjetividades: o que os filmes assistidos em isolamento social apontam sobre nós

Lumina

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Telefone: (32) 2102-3601
ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Audiovisualidades e subjetividades: o que os filmes assistidos em isolamento social apontam sobre nós

Ano: 2024 | Volume: 18 | Número: 3
Autores: Fernanda Elouise Budag
Autor Correspondente: Fernanda Elouise Budag | [email protected]

Palavras-chave: Comunicação, Audiovisualidades, Subjetividade, Narrativa, Discurso, Communication, Audiovisualities, Subjectivity, Narrative, Discourse,

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Compreendendo que as subjetividades são construídas a partir das textualidades em circulação socialmente, questionamos nesta investigação o que sinalizam sobre as subjetividades dos brasileiros as audiovisualidades fílmicas mais assistidas em streaming durante o período de isolamento/distanciamento social em virtude da pandemia de Covid-19 ao longo do ano de 2020 (mar. a nov. 2020). Para o necessário recorte, o objeto empírico de estudo desta pesquisa são os filmes em streaming mais assistidos no Brasil no ano de 2020, com um recorte do locus de observação particularmente centrado na plataforma Netflix a partir de dados divulgados pela própria empresa. Assentados nas bases dos Estudos Culturais e nos princípios da Análise do Discurso de linha francesa, interessados em duas esferas de produção de sentido – o discurso e a narrativa –, buscamos, em termos metodológicos, por marcas narrativas e discursivas indicativas da subjetividade a que nos referimos. Do corpus observado, depreendemos uma subjetividade involuntariamente marcada pelo luto e problemas de saúde mental, enquanto temáticas que atravessam mais de um gênero fílmico, consumidos por uma certa identificação coletiva; mas também uma subjetividade marcadamente assinalada pela esperança e crença no amor, presentes em filmes consumidos por projeção, recheados de clichês que fixam bases estáveis importantes para o momento sócio-histórico



Resumo Inglês:

Understanding that subjectivities are constructed through the textualities circulating socially, this investigation questions what the most-watched audiovisual filmic audiovisualities on streaming platforms during the period of social isolation/distancing caused by the Covid-19 pandemic throughout 2020 (Mar. to Nov. 2020) reveal about the subjectivities of Brazilians. For the necessary focus, the empirical object of study in this research focuses on the most-watched films on streaming platforms in Brazil in 2020, particularly observing data disclosed by Netflix, the primary platform of interest. Based on the foundations of Cultural Studies and the principles of French discourse analysis, we focus on two spheres of meaning production — discourse and narrative. Methodologically, we search for narrative and discursive markers indicative of the subjectivity to which we refer. From the observed corpus, we infer a subjectivity unintentionally marked by grief and mental health issues, as themes that cross more than one film genre, consumed through a sense of collective identification. However, we also observe a subjectivity distinctly characterized by hope and belief in love, evident in films consumed through projection, filled with clichés that provide stable bases that are important for the socio-historical moment