AUSCHWITZ E OS DESAFIOS DA REPRESENTAÇÃO

Anuário De Literatura

Endereço:
Pós-Graduação em Literatura - Centro de Comunicação e Expressão - Campus Universitário - Trindade - Florianópolis
Florianópolis / SC
Site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/literatura
Telefone: (48) 3721-9582
ISSN: 21757917
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 30/11/1993
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

AUSCHWITZ E OS DESAFIOS DA REPRESENTAÇÃO

Ano: 2008 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: Fernanda Muller
Autor Correspondente: Fernanda Muller | [email protected]

Palavras-chave: representação, catástrofe, shoah

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir dos conceitos de representação e de catástrofe, proponho uma reflexão acerca
de duas obras dedicadas a um evento que, devido a sua própria natureza, não previa testemunho,
diálogo ou resposta: o extermínio nazista. De autoria de Primo Levi, a primeira obra analisada
vem da literatura, é o livro É isto um homem? (Se questo è un uomo?), destacado pela crítica por
oferecer “um tipo de testemunho perfeito”. A segunda delas, extraída do cinema, é a película
Noite e neblina (Nuit et brouillard), dirigida por Alain Resnais. Fugindo do estilo lacrimogêneo
das grandes produções hollywoodianas, o filme traça um paralelo cortante entre o presente e o
passado: a beleza e o horror, a tranqüilidade e o caos, a poesia e a dor, o esquecimento e a
lembrança. Somadas, essas duas obras evidenciam a importância de conferir novos significados
aos restos, os problemas da representação da catástrofe e o extermínio da história perante a
virtualidade de nosso tempo.



Resumo Inglês:

Departing from the concepts of representation and catastrophe, I propose a reflection
about two works dedicated to an event which, on account of its own nature, do not forecast
testimonial, dialogue or answer: the Nazism Extermination. By Primo Levi, the first work
analyzed comes from literature, it is the book Is this a man? [Se questo è un uomo?], stand out
by criticism to offer “a kind of perfect testimonial”. The second one, extracted of cinema, is the
film Night and fog [Nuit et brouillard]. Directed by Alain Resnais, it detaches from the typical
soppy style of Hollywood’s great productions, to set up a paralleled cutting between present and
past: the beauty and the horror, the peace and the chaos, the poetry and the pain, the forgetful
and the remembering. Amount, the both works evidence the importance of giving new meanings
to the rests, the problems of catastrophe representation and the history extermination in the
presence of our virtually times.