AUTOFICÇÃO E AUTOBIOGRAFIA EM AS MOÇAS: O BEIJO FINAL, DE ISABEL CÂMARA: POR UMA LEITURA FILOLÓGICA

Revista Ecos

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ISSN: 23163933
Editor Chefe: Agnaldo Rodrigues da Silva
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

AUTOFICÇÃO E AUTOBIOGRAFIA EM AS MOÇAS: O BEIJO FINAL, DE ISABEL CÂMARA: POR UMA LEITURA FILOLÓGICA

Ano: 2015 | Volume: 18 | Número: 1
Autores: Carla Ceci Rocha Fagundes; Liliam Carine da Silva Lima
Autor Correspondente: C. C. R. Fagundes | [email protected]

Palavras-chave: Filologia; literatura; censura; autobiografia; autoficção.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Nos lugares da Filologia e da Literatura, propõe-se discutir, a partir do texto As Moças: O beijo final (1969), escrito por Isabel Câmara, a relação entre biografia e ficção na produção artística. No texto da peça, o foco central é a vida de Ana e Tereza e suas posições no contexto da sociedade brasileira de seu tempo, revelando-se assim aspectos convergentes entre o sujeito e o objeto, entre Câmara, a autora, e Ana e Tereza, as personagens. Tomam-se os conceitos teóricos de autobiografia e autoficção, concebidos como mecanismos da escrita literária que permitem um retorno do autor ao texto. Os passos seguintes são dados rumo às entranhas do texto, no sentido de observar de que maneira Câmara retrata a si na obra, além de visualizar de que modo a autora estreita os laços com o seu objeto de narração, através da trama de seu texto.



Resumo Inglês:

Within the philological and literary scope, this article intends to discuss the relation between biography and artistic production based on the text: As Moças: o beijo final (1969), written by Isabel Câmara. In the dramatic text, the main focus is Ana and Tereza's lives and their position within the Brazilian society of that time, thus revealing convergent points between subject and object, between Câmara, the author, and Ana and Tereza, the characters. The analysis brings the concepts auto-fiction and autobiography, regarded as devices used in literary writing that allow the author to return to the text. The analysis goes deeper, observing how Câmara portrays herself in her work and how she comes closer to her object of narration through the plot of the text.