Autoficção e intermidialidade na cena contemporânea

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Autoficção e intermidialidade na cena contemporânea

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 26
Autores: Andréa Stelzer
Autor Correspondente: Andréa Stelzer | [email protected]

Palavras-chave: Autoficção, intermidialidade, cena contemporânea, subjetivação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Na cena contemporânea brasileira e latino-americana, assistimos a um crescente interesse pelo relato biográfico como parte inerente da criação dramatúrgica. As narrativas partem da vida pessoal dos atores e são ficcionalizadas no palco buscando uma relação com a intermidialidade como forma de buscar uma singularidade. Neste texto, analiso dois espetáculos autoficcionais: Conversas com meu pai, da atriz Janaína Leite e Melancolia y manifestaciones, da argentina Lola Arias a fim de refletir sobre as diferentes formas de trabalhar com a memória e as subjetividades na cena.



Resumo Inglês:

In the Brazilian and Latin American contemporary scene, we see an increasing interest in the biographical speeches as an inherent part of the dramaturgical creation. The narratives starts from the personal lives of the actors and are fictionalized on the stage seeking a relation with intermediality as a way to find singularity. This paper makes an analysis of two autoficcional spectacles: Conversas com meu pai of the brasilian Janaína Leite and Melancolia y manifestaciones of the argentine Lola Arias to reflect on the different ways of working with memory and subjectivity in the scene.