Este artigo problematiza as noções de autoria e democracia no atual
contexto das mÃdias sociais digitais, propondo uma leitura sob o viés discursivo.
Para tanto, considera-se adequada uma abordagem com respaldo teóricometodológico
na Análise do Discurso de linha francesa e na leitura crÃtica de
autores da área da Comunicação. O viés discursivo é escolhido com o intuito de
demonstrar que os sentidos não são homogêneos, pois se deslocam entre
fronteiras, ora ocultando, ora deixando entrever diferentes efeitos de sentido. Com
base nas três dimensões da noção de autor, a de “autor-responsávelâ€, “autor-atorâ€
e “auctor†(Maingueneau, 2010), evidencia-se que não basta ser o “responsávelâ€
por um enunciado, tampouco dedicar-se à produção de textos, para que se
constitua a identidade de autor pleno, o que implica consequências para o
princÃpio democrático dos direitos e deveres. Defende-se que uma análise dos
modos de dizer no ciberespaço contribua para com a legitimação deste campo
como um novo gênero discursivo-textual, constituÃdo por cenografias diversas.
This article discusses the notions of authorship and democracy in the
current context of digital social media, proposing a discursive reading. To this end,
it is considered an appropriate approach to theoretical and methodological support
in the French branch of the Discourse Analysis and also on the critical reading of
authors in the field of Communication. The discursive reading is chosen in order to
demonstrate that the senses are not homogenous, as they move across borders,
sometimes hiding, sometimes letting them different meaning effects. Based on the
three dimensions of the notion of author, “responsible-authorâ€, “actor-author†and
“auctor†(Maingueneau, 2010), it becomes clear that it is not enough to be the
“responsible†by an utterance, neither devotes himself to the production of texts, to
constitute identity of the author in a full sense, which implies consequences for the
democratic principle of rights and duties. It is argued that an analysis of ways of
saying in the cyberspace contributes to the legitimacy of this field as a new
discursive-textual genre, constituted of various scenographies.