Avaliação da Capacidade de Enraizamento, em Água, de Brotações, Ponteiros e Estacas Herbáceas de Clones de Mandioca de Mesa.

Revista Agro@mbiente On-line

Endereço:
Centro de Ciências Agrárias, Campus do Caume, Universidade Federal de Roraima, Monte Cristo, Rod BR 174, s/n
/ RR
69000-000
Site: http://www.agroambiente.ufrr.br
Telefone: 95 3627 2573
ISSN: 19828470
Editor Chefe: Sandra Catia Pereira Uchôa
Início Publicação: 30/11/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Agronomia

Avaliação da Capacidade de Enraizamento, em Água, de Brotações, Ponteiros e Estacas Herbáceas de Clones de Mandioca de Mesa.

Ano: 2008 | Volume: 2 | Número: 1
Autores: A. R. Rodrigues, J. M. A. Alves, S. C. P. Uchôa, J. A. A. de Albuquerque, G. S. Rodrigues, M. M. Barros
Autor Correspondente: J. M. A. Alves | [email protected]

Palavras-chave: macaxeira, Manihot esculenta; microestaca; propagação rápida.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho teve o objetivo de avaliar a capacidade de enraizamento, em água, de brotações, ponteiros e estacas herbáceas de clones de mandioca de mesa por meio da técnica de propagação rápida. Foram realizados quatro experimentos na área experimental do CCA-UFRR, em Boa Vista, Roraima, em delineamento inteiramente casualizado. Avaliou-se a percentagem de enraizamento das partes da planta (brotações, ponteiros e estacas herbáceas) quando imersas em água de poço artesiano, filtrada e água proveniente da chuva. De acordo com os resultados obtidos pode-se concluir que o clone de mandioca de mesa Pão apresenta uma alta capacidade de enraizamento quando se utiliza o método de propagação rápida por meio de microestacas; a capacidade de enraizamento, em água, de brotações, ponteiros e estacas herbáceas de plantas de mandioca depende do fator genético e da origem da água utilizada; e a água proveniente da chuva pode ser uma excelente opção para ser utilizada para promover o enraizamento das estruturas vegetativas da mandioca no processo de propagação rápida.