AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM USO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL: UM ESTUDO APLICADO AO SENAI/SC

Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão

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ISSN: 2764-7471
Editor Chefe: Caroline Sulzbach Pletsch
Início Publicação: 09/08/2012
Periodicidade: Semestral

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM USO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL: UM ESTUDO APLICADO AO SENAI/SC

Ano: 2016 | Volume: 5 | Número: 9
Autores: Ademar Perfoll Júnior, Ademar Perfoll Júnior
Autor Correspondente: Ademar Perfoll Júnior | [email protected]

Palavras-chave: software educacional, Metodologia, NBR ISO/IEC, Qualidade, SENAI/SC educational software, quality, NBR ISO/IEC, SENAI/SC, methodology

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Uma das áreas que fazem parte da engenharia de software é a qualidade de software, que visa estruturar metodologias e padrões para o desenvolvimento de produtos com qualidade. A Organização Internacional de Padronização – ISO (International Standard Organization), através de seus comitês e grupos de discussão, desenvolveram ao longo da evolução dos softwares, alguns padrões e processos para mensurar e determinar o atributo de qualidade em um software, tanto no processo de concepção, até seu uso por parte dos usuários. Porém, as normas ISO não fornecem um padrão exclusivo para a avaliação de softwares educacionais, por este motivo o presente trabalho propõe um processo para avaliar a qualidade em uso de um software educacional, tomando-se por base a Metodologia Senai de Educação Profissional, a ferramenta Scratch, que é o objeto em estudo, as normas NBR ISO/IEC para avaliação de qualidade de software e a metodologia de avaliação TUP (Tecnologia , Usabilidade e Pedagogia) no contexto do SENAI/SC. Este trabalho considerou a seguinte premissa/hipótese: é possível determinar a influência do software educacional no processo de ensino aprendizagem respeitando os critérios de qualidade de software em uso em uma aula de conceitos de programação ou introdução a programação de computadores? Para avaliar esta influência foi utilizada uma pesquisa quali-quantitativa. Os questionários foram disponibilizados para um grupo de alunos do curso de aprendizagem industrial em informática do SENAI de Rio do Sul/SC durante as aulas de conceitos de programação. A pesquisa foi aplicada entre os períodos de março/2015 e abril/2015. Resultados preliminares mostram que o software Scratch é uma ferramenta atrativa e que motiva o aluno para realizar tarefas durante o processo de ensino e aprendizagem. Outro ponto que merece destaque é que o Scratch é uma ótima ferramenta de apoio aos docentes, mostrando deste modo que uma ferramenta educacional bem aplicada cria uma maior integração entre a teoria e a prática, premissa que é indicada e determinada na metodologia de educação profissional do SENAI/SC.



Resumo Inglês:

One of the areas that are part of software engineering is software quality, which aims to structure methodologies and standards for the development of quality products. The International Standard Organization (ISO), with its committees and discussion groups, developed throughout the evolution of software, some standards and processes to measure and determine the quality attribute in a software, both in the design process, until its use by users. However, ISO standards do not provide a unique standard for evaluating educational software, thus this work proposes a process to evaluate the quality in use of an educational software, based on the SENAI Methodology of Professional Education, the Scratch tool, which is the object under study; the NBR ISO/IEC standards for evaluation of software quality; and the TUP (Technology, Usability, and Pedagogy) methodology of evaluation in the context of SENAI/SC. This work considered the following premise/hypothesis: is it possible to determine the influence of educational software in the teaching-learning process by respecting the quality criteria of software in use in a class of programming concepts or introduction to computer programming? A quali-quantitative research was used to evaluate this influence. The questionnaires were made available to a group of students of the industrial learning course in informatics at SENAI of Rio do Sul/SC during the programming concepts classes. The research was applied between March/2015 and April/2015. Preliminary results show that the Scratch software is an attractive tool and motivates the student to perform tasks during the teaching and learning process. Another point that stands out is that Scratch is a great tool to support teachers, thus showing that a well-applied educational tool creates a greater integration between theory and practice, a premise that is indicated and determined in the professional education methodology of SENAI/SC.



Resumo Espanhol:

Una de las áreas que forman parte de la ingeniería de programas es la calidad de programas, que tiene como objetivo estructurar metodologías y estándares para el desarrollo de productos con calidad. La Organización Internacional para la Estandarización - ISO (International Standard Organisation), a través de sus comités y grupos de discusión, desarrolló a lo largo de la evolución del software algunos estándares y procesos para medir y determinar el atributo de calidad en un software, tanto en el proceso de concepción, hasta su uso por parte de los usuarios. Sin embargo, las normas ISO no proporcionan un estándar exclusivo para la evaluación de programas educativos, por este motivo el presente trabajo propone un proceso para evaluar la calidad en uso de un programa educativo, tomando como base la metodología Senai de Educación Profesional, la herramienta Scratch, que es el objeto en estudio, las normas NBR ISO/IEC para evaluación de calidad de programas y la metodología de evaluación TUP (Tecnología, Usabilidad y Pedagogía) en el contexto del SENAI/SC. Este trabajo consideró la siguiente premisa/hipótesis: ¿es posible determinar la influencia del software educativo en el proceso de enseñanza-aprendizaje respetando los criterios de calidad del software en uso en una clase de conceptos de programación o de introducción a la programación de computadoras? Para evaluar esta influencia, se utilizó una investigación cualitativa-cuantitativa. Los cuestionarios fueron puestos a disposición de un grupo de estudiantes del curso de aprendizaje industrial en informática del SENAI de Rio do Sul/SC durante las clases de conceptos de programación. La investigación se aplicó entre los períodos de marzo/2015 y abril/2015. Los resultados preliminares muestran que el software Scratch es una herramienta atractiva que motiva al estudiante a realizar tareas durante el proceso de enseñanza y aprendizaje. Otro punto que merece destaque es que el Scratch es una gran herramienta de apoyo a los docentes, mostrando de este modo que una herramienta educativa bien aplicada crea una mayor integración entre la teoría y la práctica, premisa que es indicada y determinada en la metodología de educación profesional del SENAI/SC.