Durante o processo de desenvolvimento de produtos, vários aspectos são avaliados como função, estética, fabricação, entre outros. Na prática do design, os produtos geralmente são concebidos com a ajuda de desenhos ou representações informatizadas, seguido de protótipos físicos construídos para avaliar alguns dos aspectos mencionados anteriormente. No entanto, estes protótipos geralmente demoram muito tempo para serem confeccionados e geram custos elevados. A Realidade Aumentada surge como potencial para auxilio dos designers na avaliação dos vários aspectos envolvidos no projeto, reduzindo os custos e tempo de projeto, mantendo, ou até mesmo, melhorando a qualidade da avaliação. Este artigo apresenta os procedimentos metodológicos que estão sendo empregados em uma pesquisa, realizada do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina, que tem como objetivo avaliar o potencial da utilização conjunta da tecnologia de RA e da prototipagem rápida por impressão 3D (FDM – Fused Deposition Modeling) ISSN: 1808-3129 ¹ Graduando da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis- SC – Brasil; [email protected] 2 Graduando da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Florianópolis – SC – Brasil; [email protected] 3 Graduando da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC Florianópolis - SC - Brasil; [email protected] 4 Mestrando Universidade Federal de Santa Catarina – UDESC Florianópolis – SC – Brasil; [email protected] 5Doutoranda Universidade Federal de Santa Catarina – UDESC Florianópolis – SC – Brasil; [email protected] 6 Mestranda Universidade Federal de Santa Catarina – UDESC Florianópolis - SC - Brasil; [email protected] 7 Orientador, Prof. Dr. da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC Florianópolis – SC – Brasil - [email protected] para avaliação de aspectos de usabilidade de produtos eletrônicos de consumo, relatando os procedimentos utilizados para o projeto e confecção de um modelo em escala real do projetor Epson x14+, da interface para o manejo da tecnologia de realidade aumentada e do arranjo eletrônico que transfere a informação da interface ao computador. São apresentados e discutidos os principais problemas encontrados durante os experimentos realizados usando protótipos aumentados (ou mistos) para avaliar a interação humano produto durante as fases iniciais do projeto do produto. O projeto está na etapa de preparação para a realização das avaliações da usabilidade com usuários, utilizando-se de produtos reais e seus modelos virtualmente aumentados equivalentes e os resultados destas avaliações buscam avaliar objetivamente o potencial da tecnologia de modelagem proposta.
During the product developing process, many aspects like function, aestethics, manufacturing and others are evaluated. In the product design industry, products are usually conceived with the help of drawings or computerized representations, followed by physical prototypes built to evaluate any of the aforementioned aspects. However, the making of these prototypes takes a long time and comes at a big cost. The augmented reality arises as a potential aid for designers on the evaluationf of the project’s aspects, lowering costs, time, and even improving the quality of the evaluation. This article shows the methodological procedures being used in a reserch held by the design department of the Universidade do Estado de Santa Catarina, which has as goal to evaluate the potential use of augmented reality allied with rapid prototyping by 3D printing (FDM- Fused Deposition Modeling) to evaluate the usability aspects of consumer electronics, reporting the procedures used for the project and confection of a full-scale model of the projector Epson x14+ and of the interface for management of the augmented reality technology and of the electronic arrangement that transfers the interface information to the computer. Are presented and discussed major problems encountered during the experiments conducted using augmented prototypes) to evaluate the Interaction Human-Product .The project is in the preparation phase for conducting usability evaluations with users, using the equivalent real products and their models virtually increased and the results of these assessments seek to objectively evaluate the potential of the proposed modeling technology.