Avaliação do grau de controle da asma em pacientes ambulatoriais

Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde – REDCPS

Endereço:
Rua Arnóbio Marques - 310 - Santo Amaro
Recife / PE
50100130
Site: http://www.redcps.com.br/
Telefone: (81) 3183-3621
ISSN: 2446-5682
Editor Chefe: Waldemar Brandão Neto
Início Publicação: 01/02/2015
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Enfermagem, Área de Estudo: Multidisciplinar

Avaliação do grau de controle da asma em pacientes ambulatoriais

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: C. A. R. O. Dourado, J. M. Santos, S. M. V. Silva, B. R. L. Fonsêca, D. A. V. Silva, A. L. G. Galvão B. Silva, M. S. Andrade
Autor Correspondente: C. A. R. O. Dourado | [email protected]

Palavras-chave: asma, assistência ambulatorial, fatores de risco

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

OBJETIVO: Avaliar o nível de controle da asma dos pacientes atendidos em ambulatório de pneumologia de um hospital na cidade de Recife-PE.
METODOS: Estudo transversal, descritivo com amostra composta por pessoas com asma atendidas no ambulatório de referência durante um período de 2 meses através de um instrumento próprio contemplando os objetivos propostos.
RESULTADOS: Segundo critérios da Global Initiative for Asthma, para o nível de controle clínico (23,7%) estavam com asma parcialmente controlada, (44,7%) tinham asma persistente moderada, segundo o nível de gravidade e o nível de controle da doença pelo teste ACQ (Questionário de Controle da Asma), (31,6%) da amostra estavam com asma não controlada.
CONCLUSÃO: A amostra estudada apresentou baixo nível de controle da asma, portanto, investigar mais detalhadamente os fatores que estão contribuindo com esse quadro irá contribuir com um melhor seguimento da doença, visto que a asma é uma condição crônica multifatorial influenciada por fatores externos.