Avaliação do perfil nutricional de pacientes em tratamento de fibrose cística

Revista Brasília Médica

Endereço:
SCES Trecho 3 - AMBr - Asa Sul
Brasília / DF
70200003
Site: http://www.rbm.org.br/
Telefone: (61) 2195-9710
ISSN: 2236-5117
Editor Chefe: Eduardo Freire Vasconcellos
Início Publicação: 01/09/1967
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Enfermagem, Área de Estudo: Medicina, Área de Estudo: Saúde coletiva

Avaliação do perfil nutricional de pacientes em tratamento de fibrose cística

Ano: 2023 | Volume: 60 | Número: Especial
Autores: Juliana Mauri, Jéssica Azevedo Santos, Dalila Fernanda Pereira Lima, Marcela Duarte de Sillos, Beatriz Neuhaus Barbisan, Sonia Mayumi Chiba
Autor Correspondente: Juliana Mauri | [email protected]

Palavras-chave: fibrose cistica, avaliação nutricional

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

INTRODUÇÃO: A fibrose cística (FC) é uma doença genética, de desordem metabólica ocasionada por uma desordem genética, que acarreta uma série de manifestações clínicas, as consequências nutricionais se dão devido à má absorção de nutrientes e complicações gastrointestinais e pulmonares.

OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional dos pacientes portadores de FC, analisando os aspectos nutricionais, antropométricos, consumo alimentar qualitativo e descrever a utilização de suplementação alimentar.

METODOLOGIA: O estudo prospectivo e de coorte foi submetido e aprovado pelo comitê de ética. A pesquisa avaliou e acompanhou 45 pacientes em um centro de referência no período de fevereiro de 2022 à maio de 2022. A coleta foi constituída por anamnese clínica individual, dados antropométricos e de consumo alimentar os quais foram classificados conforme faixa etária, sexo e qualidade alimentar conforme processamento dos alimentos, suplementação alimentar e vitamínica.

RESULTADOS: Conforme análise foi possível verificar que o estado nutricional predominante foi a desnutrição, 62,22% dos indivíduos são do sexo masculino e 37,78% do sexo feminino, sendo que 63,04% fazem utilização de suplementação alimentar. O uso de suplemento vitamínico se reflete em 81,25% dos pacientes. O consumo alimentar qualitativo diário, é predominante de alimentos minimamente processados, já alimentos ultraprocesados são menos consumidos.

CONCLUSÃO: Os pacientes utilizam suplementos alimentares, devido ao alto gasto energético e para complementar o aporte calórico. O monitoramento do estado nutricional é essencial para intervenções nutricionais precoces com o intuito de contribuir para a recuperação dos indivíduos e melhorar a qualidade de vida.