Avaliação e quantificação dos fitólitos presentes em Chloris elata Desv.,Chloris gayana Kunth e T ripogon spicatus (Ness) Ekman (Chloridoideae)

Iheringia Série Botânica

Endereço:
Rua Dr. Salvador França 1427 Porto Alegre
Porto Alegre / RS
90690-000
Site: http://isb.emnuvens.com.br/iheringia/about/contact
Telefone: (51) 3320-2000
ISSN: 0073-4705
Editor Chefe: Lezilda Carvalho Torgan
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Botânica

Avaliação e quantificação dos fitólitos presentes em Chloris elata Desv.,Chloris gayana Kunth e T ripogon spicatus (Ness) Ekman (Chloridoideae)

Ano: 2012 | Volume: 67 | Número: 2
Autores: Giliane Gessica Rasboldhz, Mauro Parolinl, Marcelo Galeazzi Caxambú, Luiz Carlos Ruiz Pessenda
Autor Correspondente: G.G. Rasboldhz, M. Parolini, M. G. Caxambú, L. C. R. Pessenda | [email protected]

Palavras-chave: Poaceae, “saddle”, “bilobate”, produção de sílica, plantas C4

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A pesquisa caracteriza e quantiñca os ñtólitos em Chloris elata Desv., Chloris gayana Kunth e T ripogon spicatus (N ess) Ekman (Chloridoideae). A extração dos ñtólitos da raiz, caule, folha e panícula/espiga, foi realizada via dissolução ácida (HNO3 e HZSO4) e após contagem e identificação, verificou-se a predominância dos morfotipos “Saddle” (87,1% sem similaridade com as demais morfologias) e “Bilobate” (6,8%) nas três espécies. As medidas estabelecidas para esses morfotipos e os demais considerados representativos, não indicaram variações significativas entre as espécies. Nos cortes histológicos (folha e caule), verificou-se que o tipo “Saddle” apresenta-se de forma mais organizada e uniforme na folha do que no caule, as distâncias entre os morfotipos “Saddle” foi maior no caule (média 22,8 um) e menor na folha (média 11,3 um). As espécies apresentaram valores de õ“C entre -14,6%o e 14,9%o (plantas de ciclo fotossintético C4). Os percentuais estimados de sílica foram menores para C. elata (1,87%) e maiores para C. gayana (5,12%).