Avaliação na Educação Infantil: Análise dos Relatórios de Aprendizagem

Revista Acadêmica Online

Endereço:
Rua Coronel Eduardo Costa - 75 - Ernesto Geisel
João Pessoa / PB
58075250
Site: https://www.revistaacademicaonline.com/
Telefone: (83) 9616-1090
ISSN: 23595787
Editor Chefe: Shirley Cavalcante
Início Publicação: 22/01/2015
Periodicidade: Bimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Avaliação na Educação Infantil: Análise dos Relatórios de Aprendizagem

Ano: 2020 | Volume: 6 | Número: 32
Autores: Marinete Miranda da Silva, Angélica Florentino de Oliveira, Carla Maria Fernandes Tuchinski, Cristiane Frizzera, Eliane Aparecida Rocha da Silva, Gabrielle Luzes Galvão, Kaliandra Silva Tossi, Patrícia Aparecida Gonçalves, Renata Fernandes Tuchinski, Roseli Barbosa, Silvana Reifur Morais, e Silvana Salviano dos Santos Neves
Autor Correspondente: Marinete Miranda da Silva | [email protected]

Palavras-chave: educação infantil. relatórios de aprendizagem. práticas pedagógicas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente estudo de TCC tem por objetivo identificar a função dos relatórios de aprendizagem na Educação Infantil, procurando analisar a sua influência no planejamento das práticas pedagógicas dos professores das creches de Juara – MT. Na intenção de melhorar meu entendimento sobre avaliação na Educação Infantil, procurei esclarecer alguns fatos que envolvem os relatórios de aprendizagem procurando entender qual o impacto dos relatórios de desenvolvimento da criança no planejamento e estratégias pedagógicas dos professores de Educação Infantil.

Desse modo organizei a pesquisa a partir de um levantamento dos relatórios de aprendizagem selecionados nas quatro creches de Juara. Após feita análise desses relatórios selecionei apenas uma dessas creches e escolhi duas professoras que elaboraram alguns desses relatórios de aprendizagem. O resultado desse estudo aponta para uma fragilidade na elaboração desses relatórios, pois apesar de cumprirem o seu papel de avaliar, ajudar na hora do planejamento dos professores, ainda deixam muitas lacunas, pelo fato de não terem um parâmetro a seguir, ou seja, cada professor elabora o seu relatório da maneira que acha viável e contendo as informações que ele acha necessário colocar. Apesar das intervenções e orientações dos coordenadores pedagógicos.