Avalovara, vertigem e medicações tecnológicas

Signo

Endereço:
Av. Independência, 2293
Santa Cruz do Sul / RS
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo
Telefone: (51) 3717-7322
ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Avalovara, vertigem e medicações tecnológicas

Ano: 2012 | Volume: 37 | Número: 62
Autores: Nelson Nemo Franchini Marisco
Autor Correspondente: Nelson Nemo Franchini Marisco | [email protected]

Palavras-chave: Avalovara, mediações tecnológicas, efeito vertigem

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo examina a obra Avalovara, de Osman Lins, sob o influxo das
mediações tecnológicas, utilizando como interface o trabalho desenvolvido por
Leny da Silva Gomes e André Luis M. da Silveira, intitulado UMA REDE NO AR -
Os fios invisíveis da opressão em Avalovara. A obra, publicada em 1973, é uma
aventura semiótica da linguagem. No hipertexto de Leny Gomes e André Silveira
pode-se vislumbrar a mistura de signos provenientes de diferentes meios, como o
jornal, a palavra escrita, fotografias e distintas diagramações como a que retrata a
frase cânone da obra objeto de análise: sator arepo tenet opera rotas. Sobre o
influxo de conceitos como linguagem, mediação, interface e sujeito pós-moderno,
utiliza-se a obra de Lucia Santaella para explicar as possíveis formas de
mediação e de hibridização possíveis na pós-modernidade. As ‘viradas do texto’
que a leitura da obra de Osman Lins, Avalovara, proporciona o que Lucia Pereira
chamou de “Efeito de Vertigem” encontrado (por ela) nos contos de Machado de
Assis. É evidente a “desacomodação” que nos traz a leitura de Avalovara. A
pergunta que podemos, devemos fazer é: de que forma podemos inserir Cecília,
Abel, Roos, personagens da obra, na ‘revolução tecnológica’ pela qual estamos
passando? Avalovara pode ser um exemplo de ‘tecnocultura’?



Resumo Inglês:

The article examines the work Avalovara, Osman Lins, under the influence
of technological mediation, as an interface using the work of Leny André da Silva
Gomes and Luis M. da Silveira, entitled NETWORK IN THE AIR - The invisible
threads of oppression in Avalovara. The work, published in 1973, is an adventure
semiotics of language. In hypertext Leny and Andrew Silveira Gomes could
envisage a mixture of signs from different backgrounds, like the newspaper, the
written word, photographs and different diagramming as it portrays the phrase
canon of work under review: AREPO tenet opera sator routes. About the influence
of concepts such as language, mediation, interface and post-modern subject, uses
the work of Lucia Santaella to explain the possible forms of mediation and possible
hybridization in postmodernity. The 'face' text that reading the work of Osman Lins,
Avalovara, which provides Lucia Pereira called "Vertigo Effect" found (her) in the
short stories of Machado de Assis. Clearly the "desacomodação" Which brings us
to read Avalovara. The question that we must ask is: how can we insert Cecilia,
Abel, Roos, characters of the work, the 'technological revolution' we're currently
experiencing? Avalovara may be an example of 'techno'?