AVE MARIA DAS MÚSICAS: O FEMININO NO SAGRADO

REBEF - Revista Brasileira de Estudos Fonográficos

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ISSN: 2764-1376
Editor Chefe: Glaucio J. C. Machado
Início Publicação: 04/10/2021
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

AVE MARIA DAS MÚSICAS: O FEMININO NO SAGRADO

Ano: 2022 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Charlisson Silva de Andrade
Autor Correspondente: Charlisson Silva de Andrade | [email protected]

Palavras-chave: Ave Maria, Música popular brasileira, Hierofania

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No presente texto, o meu objetivo foi analisar a tematização de Maria mãe de Jesus na música popular brasileira, recorrendo ao conceito de hierofania, segundo Mircea Eliade, por entender a personagem em pauta enquanto portadora da manifestação do sagrado. Inicialmente, tratei sobre o tema “Ave Maria” na música europeia do século XIX, com destaque a Schubert, e uma breve menção a Gounod, com intuito de introduzir uma reflexão sobre a complexidade que envolve a relação entre música e religião e apontar a influência ou semelhanças de suas “Ave Maria” nas músicas brasileiras que desenvolvem o mesmo tema. Na sequência, abordei quatro músicas de compositores brasileiros que possibilitaram a análise aqui pretendida. São elas: “Ave Maria no Morro”, “Ave Maria Sertaneja”, “Ave Maria da Rua” e “Romaria”. Em seu conjunto, as músicas analisadas me levam a concluir que o tema “Ave Maria” na canção brasileira busca expressar a devoção mariana entre os grupos sociais marginalizados, em seus anseios por proteção, cura, coragem e força, visualizando a manifestação do sagrado em Maria em sua multi-dimensionalidade: santa, mulher e mãe. As músicas nos mostram que o imaginário religioso não é uma exclusividade das instituições eclesiásticas oficiais. Por outro lado, a música e a religiosidade popular podem ser apropriadas pela religião oficial. Além disso, sugiro que a devoção a Maria, como expressada nas músicas, supre uma necessidade cultural e espiritual de devoção a um sagrado identificado com o feminino, presente em diversas culturas religiosas, mas comumente relegado a um patamar mais baixo na tradição patriarcal do cristianismo oficial.



Resumo Inglês:

 

In the present text, my objective was to analyze the thematization of Mary, mother of Jesus, in Brazilian popular music, resorting to the concept of hierophany according to Mircea Eliade, for understanding the character in question as a bearer of the manifestation of the sacred. Initially, I dealt with the "Ave Maria" theme in 19th century European music, with emphasis on Schubert, and a brief mention of Gounod, aiming to introduce a reflection on the complexity surrounding the relationship between music and religion and to point out the influence or similarities of his "Ave Maria" in Brazilian songs that develop the same theme. In the sequence, I approached four songs by Brazilian composers that made possible the analysis here intended. They are: "Ave Maria no Morro", "Ave Maria Sertaneja", "Ave Maria da Rua" and "Romaria". As a whole, the songs analyzed lead me to conclude that the theme "Ave Maria" in Brazilian song seeks to express Marian devotion among marginalized social groups, in their longings for protection, healing, courage and strength, visualizing the manifestation of the sacred in Mary in her multi-dimensionality: saint, woman and mother. The songs show us that the religious imaginary is not an exclusivity of the official ecclesiastical institutions. On the other hand, music and popular religiosity can be appropriated by official religion. Besides, I suggest that the devotion to Mary, as expressed in the songs, supplies a cultural and spiritual need for devotion to a sacred identified with the feminine, present in several religious cultures, but commonly relegated to a lower level in the patriarchal tradition of official Christianity.