Este trabalho é um artigo de opinião que busca realizar uma reflexão sobre a comunicação popular a partir do longa-metragem brasileiro Bacurau (2019). O filme de ficção, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, traz como cena e cenário uma cidade no sertão do nordeste, chamada Bacurau, que se vê atacada por invasores estrangeiros que cometem assassinatos por divertimento. A narrativa nos apresenta a população dessa pequena cidade desprezada pelos seus governantes, que defende a si mesma dos ataques deles e dos estrangeiros. Para isso fazem uso de instrumentos e processos comunicativos que podem ser considerados dentro das ações de comunicação popular.
The present work is an opinion piece that aims to launch a reflection about popular communication departing from the Brazilian feature film Bacurau (2019). The fictional work, directed by Kleber Mendonça Filho and Juliano Dornelles, brings as scene and scenario a city in northeast hinterland, named Bacurau, which finds itself attacked by foreign invaders who commit murders for fun. The narrative presents us the population of this small city, disregarded by its governors, that defends itself from their attacks and the foreigners’ as well. For that, they use communicative devices and processes that can be considered as actions of popular communication.