Barros, Sulivan Charles

história, histórias

Endereço:
Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte
Brasília / DF
70910-900
Site: http://periodicos.unb.br/index.php/hh/index
Telefone: (61) 9834-8411
ISSN: 2318-1729
Editor Chefe: André Cabral Honor
Início Publicação: 08/07/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: História

Barros, Sulivan Charles

Ano: 2014 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Barros, Sulivan Charles
Autor Correspondente: Barros, Sulivan Charles | [email protected]

Palavras-chave: homoerotismo, cinema queer, teoria queer

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As narrativas cinematográficas exercem grande poder sobre o público. Elas veiculam e constroem relações de gênero e sexualidades o que torna de extrema relevância a investigação dos discursos/práticas/efeitos do cinema na constituição de valores e representações sociais e também contribuem para delimitar os papéis dicotômicos entre homem/mulher, masculino/feminino, hetero/homo, bem como investigar abordagens que problematizem as sexualidades de forma interseccional. O cinema foi priorizado aqui como um lócus de criação marcado pela experiência das identidades homoeróticas. Neste sentido, foram analisados três filmes Mala Noche de Gus Van Sant,Un Chant D’amour de Jean Genet e Crepúsculo do Caos de Derek Jarman. São filmes de diretores centrados em subjetividade queer que podem contribuir para a crítica cultural às sociedades patriarcais, machistas e sexistas, propiciando outros sentidos para o imaginário social. Buscou-se conferir também nesta pesquisa às práticas discursivas queer esboçadas em parte no cinema, embora tenha claro que elas não são lineares, nem uniformes. Apesar de suas diferentes linguagens e formas de produção, constata-se que é possível tecer uma comunicabilidade, uma ponte queer a partir de “fios comuns” entre os trabalhos desses diretores, sem ignorar, contudo, suas diferenças e subjetividades.



Resumo Inglês:

The film narratives wield great power over the public since they convey and to build relationships of gender and sexuality which makes it extremely important to investigate the discourses/practices/effects movie in the formation of values and social representations  that  contribute  to delineate the roles dichotomous between male/female,  hetero/homo  and  to investigate approaches that problematize sexualities so intersectional. The movie was prioritized here as a locus of creation marked by the experience of homoerotic identities. We investigate three films Mala Noche by Gus Van Sant, Un Chant d'Amour by Jean Genet and Crepúsculo do Caos by Derek Jarman. Are films directed by directors focused on queer subjectivity that can contribute to critical cultural societies patriarchal, macho, sexist, providing other ways for the social imaginary. We attempted to also check this search to queer discursive practices outlined in the film, although of course they are not linear or uniform. Despite their different languages and forms of production, it appears that it is possible to weave communicability, a bridge queer from "common thread" between the works of these directors, without ignoring, however, their differences and subjectivities.