Trata-se da influência do movimento da Bossa Nova (BN) na música Barulho de Trem do compositor e cantor mineiro Milton Nascimento. A reflexão está baseada na contextualização da construção de um cânone musical, elencando os principais aspectos social, político e cultural da década de 1950 para tornar a BN um movimento de influência nacional. A apresentação histórica da BN se dá no âmbito nacional e na cidade de Belo Horizonte. Além dos aspectos de construção canônica em torno da BN, esta pesquisa propõe uma breve comparação entre as duas gravações de Barulho de Trem como um caso a ser investigado, sendo que possuem o espaço de tempo de 35 anos de uma gravação para outra. Essa investigação revela como um movimento canônico pode remodelar a identidade musical de um artista, apresentando como exemplo, Milton Nascimento.
This article contextualizes the influence of bossa nova’s movement (BN) on the song Barulho de Trem of composer and singer Milton Nascimento. Reflection is based on the contextualization of the construction of a musical canon, electing the main social, political and cultural aspects of 173REV. TULHA, RIBEIRÃO PRETO, v. 5, n. 2, pp. 172-200, jul.–dez. 2019the 1950s to make BN a movement of national influence. The historical presentation of BN takes place at the national and in the city of Belo Horizonte. In addition to the aspects of canonical construction around BN, this research proposes a brief comparison between the two recordings of Barulho de Trem as a case to be investigated, and have the time space of 35 years from one recording to another. This research reveals how a canonical movement, such as BN, can reshape an artist’s musical identity, presenting as an example, a song by Milton Nascimento.