Battlefield ou a conversa-dança em volta do fogo: o “teatro de menos” de Peter Brook.

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Battlefield ou a conversa-dança em volta do fogo: o “teatro de menos” de Peter Brook.

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 29
Autores: Martha de Mello Ribeiro
Autor Correspondente: Martha de Mello Ribeiro | [email protected]

Palavras-chave: Battlefield; Peter Brook; teatro de menos; ator-narrador

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com “Battlefield”, o encenador Peter Brook, junto à Marie-Hélène Estienne e Jean-Claude Carrière, retorna ao célebre poema épico indiano “Mahabharata”. Verifica-se neste artigo o quanto o poema hindu se enovela no entendimento de Brook sobre o conjunto da obra shakespeariana, e o quanto sua viagem à África e o encontro com os griots são reveladores do que o encenador busca realizar no e com o teatro. Um teatro que denominamos “um teatro de menos”: menos espetáculo e mais cerimônia, menos técnica e mais humanidade. Fazer do teatro um lugar do encontro, na contundente e irreversível entrega da cena ao trabalho do ator-narrador,  torna-se a busca profunda de Peter Brook.



Resumo Inglês:

With Battlefield, director Peter Brook along with Marie-Hélène Estienne and Jean-Claude Carrière, revisits the celebrated Indian epic poem Mahabharata. In this article it is verified how much the Hindu poem tangles itself around Brook’s understanding about the whole of the Shakespearian work and how much his trip to Africa and the meeting with the griots are revealing to what the director aims to accomplish in and with the theatre. A theatre that we denominate “a theatre of less”: less spectacle and more ceremony, less technique and more humanity. Making the theatre a place of meeting, in the overwhelming and irreversible delivery of the scene to the work of the actor-narrator, becomes Peter Brook’s deep search.