Este texto apresenta a constituição de uma pesquisa interdisciplinar que, na base é a intersecção de duas áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão da Escola de Belas Artes da UFMG: Design Sonoro e Artes Digitais, mas que vai colocar em fricção a Poesia Sonora, a Literatura, a Música Contemporânea, as Artes Gráficas e a Música Pop. Nosso trabalho nas áreas sonoras aplicadas ao audiovisual mostrou que o território da pesquisa musical é um horizonte de enriquecimento das relações entre imagem e som ao ampliar o material colocado em jogo. Partindo das memórias pessoais desvelamos o desenrolar de experimentações em torno do Beatbox que, por fim, servem a um jogo interativo educacional (“Escrever e Musicarâ€, desenvolvido para o Grupo de Pesquisa ALADIM - FALE), uma peça teatral (“Pessoasâ€, dirigida pelo Prof. Antônio Hildebrando do Curso de Teatro da EBA-UFMG) e uma improvisação em vÃdeo e música (dentro do projeto “Sound-Sight†do Grupo de Pesquisa interSignos). Apresentamos um percurso circular onde o Beatbox lança desafios e traz soluções para as ferramentas digitais que, por sua vez, apontam caminhos para a exploração musical. Este trabalho, mesmo que não seja nosso foco, traz uma contribuição para a compreensão do Beatbox. Assim, mostramos como o pensamento crÃtico e técnico em música contribui para o enriquecimento das relações imagem-som nas tecnologias contemporâneas com o surgimento de questões audiovisuais em torno de uma fonte sonora.