Apresentamos nesse artigo o processo criativo do trabalho artístico “Benza Quebrando” fruto da pesquisa de campo realizada com benzedeiras e benzedores do estado do Rio Grande do Norte, respaldada pela proposta metodológica de Lara Rodrigues Machado, intitulada “O Jogo da Construção Poética”. Essa proposta toma como eixo de partida os aspectos do “jogo das relações” encontradas durante a pesquisa de campo e os laboratórios de criação como ignições poéticas e dinâmicas de movimento para a composição cênica. A vivência com essa proposta metodológica e com o saber popular do benzimento possibilitou ao intérprete impulsionar as discussões sobre os saberes populares e as criações cênicas na contemporaneidade.
We present in this article the creative process of the artwork “Benza Quebranto” result of field research with ‘benzedeiras’ and ‘benzedores’ the state of Rio Grande do Norte, backed the methodological proposition by Lara Rodrigues Machado entitled “The play of the poetic construction.” This proposition takes as its starting shaft aspects of the “play of relations” found during the field research and the creation of laboratories as poetic ignitions and motion dynamics to the scenic composition. The experience with this methodological proposition with the popular knowledge of ‘benzimento’ enabled to the artist stimulated the discussions about the popular knowledge and the scenic creations in the contemporaneity.