O presente artigo propõe a interpretação de um paradoxo no campo religioso de Lima,
que também existe no resto da América Latina: o êxito de uma “religião do livro†em
um ambiente no qual predomina a cultura oral. Os evangélicos fiéis à tradição protestante
da Sola Scriptura atribuem um papel central à BÃblia. Conseguem que populações
analfabetas funcionais a assimilem por meio de uma leitura fundamentalista que recorta
o texto em excertos, aplicando-os à s situações cotidianas. Assim, o Deus “Emanuelâ€
acompanha sempre o crente e participa de sua vida. Embora não haja um entendimento
profundo do texto e muitas estruturas do catolicismo popular perdurem, o acesso Ã
BÃblia representa uma possibilidade de promoção e reconhecimento social.
This article offers an interpretation of a paradoxical situation in the religious field of
Lima, which can be also found in the rest of Latin America: the success of a “religion
of the book†in a milieu where oral culture prevails. For the Evangelicals following the
Protestant Sola Scriptura tradition, the Bible plays a central role. Thanks to a fundamentalist
reading which divides the text in sequences easily used to answer daily problems, they
render the text understandable by semi-illiterate people. In this way, God, Emanuel, is
always at the believer’s side and takes part in his life. Although the reading of the Bible
remains superficial and several structures of popular Catholicism endure, the access to
the Bible represents an opportunity of social promotion and recognition.
El presente artÃculo propone la interpretación de una paradoja en el campo religioso
limeño, cuya existencia también se da en el resto de América Latina: el éxito de una
“religión del libroâ€, en un entorno donde predomina la cultura oral. Los evangélicos
fieles a la tradición protestante del Sola Scriptura atribuyen un papel central a la Biblia.
Logran que poblaciones analfabetas funcionales la asimilen a través de una lectura
fundamentalista que recorta el texto en pedazos aplicándolo a situaciones cotidianas.
AsÃ, el Dios “Emanuel†acompaña siempre al creyente y participa de su vida. Aunque
no haya comprensión profunda del texto y que muchas estructuras del catolicismo
popular perduren, el acceso a la Biblia representa una posibilidad de promoción y de
reconocimiento social.