Bienal de Veneza/Neves: reflexões sobre a arte crítica e suas proposições

Revista Visuais

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ISSN: 2447-1313
Editor Chefe: Prof. Dr. Mauricius Martins Farina
Início Publicação: 03/08/2015
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Bienal de Veneza/Neves: reflexões sobre a arte crítica e suas proposições

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 4
Autores: Giovana Ellwanger
Autor Correspondente: Giovana Ellwanger | [email protected]

Palavras-chave: arte contemporânea, arte política, crítica institucional, Paulo Nazareth

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

As ações de Paulo Nazareth em suas participações nas Bienais de Veneza (2013 e 2015) e nas Bienais de Veneza / Neves – os dois últimos, eventos concomitantes desenvolvidos pelo artista – constituem importantes espaços de reflexão. As propostas representam não somente transgressões próprias da arte contemporânea, mas o desenvolvimento de um espaço crítico frente às instituições artísticas e suas legitimações. O objeto de análise do presente artigo – as exposições mencionadas – é estudado sob a luz de autores que abordam a arte contemporânea e as relações entre arte, política e crítica institucional. Adicionalmente, avalia-se as repercussões dos eventos junto a seu público.



Resumo Inglês:

Paulo Nazareth’s actions in his participations at Venice Art Biennale (2013 and 2015) and at Venice Art Biennale / Neves – the two last ones, concomitant events developed by the artist – constitute important spaces for reflection. The proposals represent not only inherent transgressions of contemporary art, but the development of a critical space face to artistic institutions and its legitimacies. The article’s object of analysis – the mentioned expositions – is studied in light of authors that discuss contemporary art and the relations between art, politics and institutional critique. Additionally, the events’ impact among its publics is evaluated.



Resumo Espanhol:

Las acciones de Paulo Nazareth en sus participaciones en las Bienales de Venecia (2013 y 2015) y en las Bienales de Venecia / Neves - los dos últimos, eventos concomitantes desarrollados por el artista - constituyen importantes espacios de reflexión. Las propuestas representan no sólo transgresiones propias del arte contemporáneo, sino el desarrollo de un espacio crítico frente a las instituciones artísticas y sus legitimaciones. El objeto de análisis del presente artículo -las exposiciones mencionadas- es estudiado bajo la luz de autores que abordan el arte contemporáneo y las relaciones entre arte, política y crítica institucional. Adicionalmente, se evalúa las repercusiones de los eventos junto a su público