Saúde global é uma área interdisciplinar que se expandiu muito nas últimas duas décadas e, com ela, muitas questões éticas sugiram. Contudo, a bioética, especialmente a produzida no Brasil, não acompanha os desafi os de saúde global no mesmo ritmo que eles aparecem. O principal foco dos debates da bioética global é sobre sua legitimidade e seus métodos. Com a pandemia de Covid-19, claramente um problema de saúde global, a relação entre o local e o global foi explicitada, apresentado questões éticas difíceis de serem negadas por bioeticistas. Este artigo apresenta uma refl exão sobre saúde global e a necessidade de uma bioética que enfrente as questões éticas provenientes das relações entre o global e o local. Para isso, a tese desenvolvida é de uma bioética a partir de baixo, em vista de compreender as questões de saúde global a partir da perspectiva da realidade local e capaz de incluir as vozes das pessoas pobres e marginalizadas. Os princípios de subsidiariedade e de opção preferencial pelos pobres são apresentados como recursos para o desenvolvimento dessa bioética a partir de baixo no campo da saúde global.
Global health is an interdisciplinary fi eld that has expanded a lot in the last two decades and many ethical issues were raised with this expansion. However, bioethics, especially the studies developed in Brazil, has not addressed global health challenges at the same pace as they appear. The main focus of global bioethics discussion is on its legitimacy and method. With the Covid-19 pandemic, a clearly global health problem, the relationship between the local and the global became explicit, presenting ethical issues that bioethicists cannot deny. This article examines global health and the need for a bioethics that addresses the ethical issues raised by the relationship between the global and the local. For this, this essay argues for the development of a bioethics from below in order to understand global health issues from the perspective of the local reality capable of including the voices of the poor and marginalized. Catholic social teaching of subsidiarity and the preferential options for the poor are present as resources for the development of this bioethics from below in the fi eld of global health.