O artigo investiga o caso do filme Tenet, de Christopher Nolan: um blockbuster que intencionalmente inviabiliza o entendimento da sua história. A problematização parte do conceito de followability, de Gallie, que descreve o ato de acompanhar uma história na articulação das ações de compreensão e explicação. Com base na perspectiva teórico-metodológica neoformalista e cognitivista dos estudos de cinema, de Bordwell e Thompson, analisamos a relação entre os dispositivos formais do filme e as atividades mentais executadas pelos espectadores. Como resultado, defendemos que Tenet constrói uma forma áspera no aspecto proairético da narrativa, o que estimula o público a produzir, com diferentes técnicas, narrativas suplementares de explicação, para serem compartilhadas em ambientes online. Dessa maneira, a incompreensão em Tenet engendra uma apropriação cult, associada à lógica da produção de conteúdos na cultura digital.
The article investigates the case of the film Tenet by Christopher Nolan: a blockbuster that intentionally makes it impossible to understand its story. The problematization is based on Gallie's concept of followability, which describes the act of following a story in the articulation of the actions of understanding and explanation. Based on the neoformalist and cognitivist theoretical-methodological perspective of cinema studies, by Bordwell and Thompson, we analyze the relationship between the film's formal devices and the mental activities performed by spectators. As a result, we argue that Tenet builds a roughened form in the proairetic aspect of the narrative, which encourages viewers to produce, with different techniques, supplementary narratives of explanation, to be shared in online environments. In this way, misunderstanding in Tenet engenders a cult appropriation, associated with the logic of content production in digital culture.