O presente artigo tratará a respeito das origens do blues e seu desenvolvimento no início do século XX nos Estados Unidos. Nascido nas canções entoadas durante o trabalho nas plantações de algodão no sul do país, o blues apareceu como uma manifestação cultural e social própria do negro diante da segregação e da situação opressora. Seguindo a interpretação de cotidiano estabelecida por Michel de Certeau, propõe-se que o surgimento do blues relaciona-se com as táticas criadas por negros como forma de sobreviver à estratégia estabelecida pela ordem político-econômica vigente. Relatando temas cotidianos e fantasiosos, as canções de blues, bem como seus cantores (os bluesmen), foram um importante passo na representação e na consolidação de uma cultura afro-americana. Cultura esta que até hoje tem seus espaços consolidados na sociedade estadunidense.
This article will deal about the origins of the blues and its development in the early Twentieth century in the United States. Born in the songs intoned during the work on the cotton fields in the South, the blues appeared as a cultural and social manifestation of the black man in front of segregation and oppressive situation. Following the everyday life interpretation established by Michel de Certeau, it is proposed that the emergence of the blues has to do with the tactics created by blacks as a way to survive the strategy established by the economic and politic order established. Reporting daily topics and fanciful, the blues songs and singers (the bluesmen) were an important step in the representation and consolidation of an african-american culture. Culture is that until now has consolidated its space in American society.